Por que os católicos não comem carne na sexta-feira da Paixão?

Ao meionorte.com, o Padre da Paróquia Nossa Sra. da Vitória em Oeiras, Possidônio Barbosa esclarece esse ponto que deixa muitas pessoas confusas

A Igreja orienta os Católicos a se absterem de carne durantes às sextas-feiras na Quaresma | Shutterstock-trindade51
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Igreja orienta os católicos a se absterem de carne às sextas-feiras na Quaresma (seja na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa), e dá o sinal positivo para peixe no cardápio.

Ao meionorte.com, o padre da Paróquia Nossa Sra. da Vitória em Oeiras, Possidônio Barbosa esclarece esse ponto que deixa muitas pessoas confusas sobre as tradições, especialmente aquelas que apreciam muito comer peixe e não consideram uma penitência ficar sem carne.

A Igreja orienta os Católicos a se absterem de carne durantes às sextas-feiras na Quaresma.- Foto: Shutterstock-trindade51

Primeiro de tudo, por que peixe é ‘carne’ e, segundo, porque sexta-feira?

Conforme o religioso, o mandamento da Igreja indica que sexta-feira da paixão é dia de jejum e abstinência. Uma vez que se acredita que o filho de Deus sofreu e morreu na cruz numa sexta-feira, os cristãos, desde o início, dedicaram esse dia para unir seu sofrimento a Jesus.

“Sexta-feira é o dia do sacrifício, é o dia da paixão e morte de Cristo, ele abdicou da própria vida, da sua carne, para nos garantir a dignidade. Ele se entrega no sacrifício da cruz. Nesse momento somos chamados a fazer esse sacrifício, de contemplar e nos levar a solidariedade com os mais sofredores”, atenta Possidônio Barbosa.

Nas proposições do vigário, na história da Igreja a carne era uma iguaria sempre apontada como sacrifício digno, associada com festas e celebrações. 

Abater um “bezerro” era comum para se comemorar algo. “Logo que as sextas-feiras passaram a ser consideras um dia penitência, comer carne nesse dia não parecia certo para os cristãos”.

Peixe é um alimento sagrado na Sexta-Feira Santa- Foto: Pixabay

Mas porque o peixe não é considerado “carne”?

As leis da escritura consideram que a carne vem apenas de animais como galinhas, vacas, ovelhas ou porcos – todos eles vivem em terra. As aves também são consideradas carne. Peixes, por outro lado, não estão nessa mesma classificação. Além disso, o peixe nessa cultura era considerado um símbolo.

“No grego, o nome peixe significa ‘Cristo’, ele está associado à pessoa de Jesus Cristo. No início da era cristã, os apóstolos usavam como símbolo o peixe, como eles eram perseguidos, não se podia andar com crucifixos como hoje”, elucidou Possidônio.

Ao discorrer sobre o assunto com a Semana Santa, Possidônio Barbosa aponta que a intenção da Igreja é encorajar os fiéis a oferecer um sacrifício a Deus.

“É o sacrifício que redime e que leva a comunhão com Cristo e com os irmãos, sobretudo, os mais sofredores. A carne é considerada uma penitência básica. Qualquer coisa feita com sacrifício, o resultado é muito maior. É isso que fortalece e nos encoraja para se unir a Deus até a vitória”, assinalou o sacerdote.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES