Tecnologias que funcionaram e as que decepcionaram em 2020 - 5G

Das videoconferências aos aplicativos de exercícios físicos, o melhor da tecnologia nos ajudou a enfrentar um ano difícil; mas também houve pontos baixos - 5G

Slide 7 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

5G

Você já ouviu falar que o 5G é super rápido? Provavelmente, porque as operadoras de telefonia celular gastaram milhões de dólares em propagandas a respeito da próxima geração de conexão móvel.

Infelizmente, a realidade do 5G é mais complicada. A tecnologia pode ser mais veloz que o padrão anterior, 4G, mas com muitas ressalvas. Existem dois tipos de 5G: uma versão que é extremamente veloz — o suficiente para baixar um filme em poucos segundos — e outra que é somente um pouco mais rápida que o 4G.

Nos dois anos mais recentes, operadoras de telefonia celular dos EUA como AT&T e Verizon se gabaram de velocidades extremas. Mas foram menos transparentes a respeito das limitações técnicas. A versão veloz do 5G é de baixo alcance e enfrenta problemas para atravessar paredes. Então, para o futuro próximo, teremos esse tipo de conexão somente em áreas livres, como parques, não dentro de nossos escritórios ou nossas casas.

Por agora, a versão menos empolgante do 5G é a que teremos na maior parte dos EUA, e ela é inconsistente. Nos meus testes, o 5G se mostrou no máximo duas vezes mais rápido que o 4G. Nos resultados mais frequentes, o 5G foi somente tão veloz quanto o 4G — e, às vezes, até mais lento.

Novas tecnologias de celular sempre levam tempo para amadurecer, mas as operadoras exageraram nas promessas a respeito de onde a tecnologia vai chegar hoje. Esperemos que isso melhore em 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES