Tubarão batendo as nadadeiras é encontrado na areia em praia de Laguna

Imagens mostram o animal na orla após encalhar em praia.

Tubarão | Reprodução - NSC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão foi encontrado por moradores após encalhar em uma praia em Laguna, no Sul catarinense, na sexta-feira (21). Um vídeo mostra o animal batendo com as nadadeiras na orla.

As imagens foram feitas por um amigo de Henrique Werner, que aparece levando o animal para o mar. Segundo o advogado, o registro foi feito por volta das 5h, quando ele caminhava pelo local, próximo ao Farol de Santa Marta.

De acordo com o oceanógrafo Jules Soto, a suspeita é de que trata-se de um tubarão-azul (Prionace glauca) juvenil. O pesquisador e curador do Museu Oceanográfico Univali assistiu ao vídeo e explicou que os animais da espécie possuem uma longa mancha preta no peitoral.

Werner disse que apenas ao se aproximar, viu que era um animal e que estava vivo. O advogado, então, o arrastou o tubarão pela cauda até o mar.

"O que eu fiz foi impensado. Sou defensor dos animais e, depois do resgate, liguei imediatamente para a polícia ambiental, já que às vezes o animal podia estar cansado e retornar à praia", disse.

Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), nenhuma ocorrência com animais foi registrada no município na sexta. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) também foi procurado pela reportagem e disse que soube do aparecimento do tubarão depois que ele já havia retornado ao mar.

Segundo os pesquisadores do PMP-BS, a orientação é para que os banhistas procurem um órgão ambiental ao encontrarem animais marinhos em condições parecidas. A orientação também é reforçada pelo oceanógrafo.

"Ele já foi selecionado pela natureza. Alguma coisa aconteceu para um animal encalhar dessa forma. É muito raro sobreviver. As pessoas não devem ficar tentando colocar eles de volta para a água dessa forma, até porque ele encalha de novo e pode se virar e morder", afirma Soto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES