Ativista Aílton Krenak representa uma voz do índio na atualidade

Apesar de ter escrito cinco obras não se considera um escritor, ele é um importante ativista indígena dos direitos humanos

Avalie a matéria:
Foi primeiro indígena a receber o título de Doutor Honoris Causa pela UnB | Victor Martins
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ativista indígena Aílton Krenak veio a Teresina para participar do projeto Eu,Oca, que acontece de 20 a 26 de maio, no Sesc Cultural. Krenak veio ao Piauí para debater sobre filmes com a  temática povos indígenas.

Segundo ele, debater a temática indígena é fundamental e necessário. Considerou importante  a iniciativa do Sesc em promover a discussão da temática dos povos originários. 

“As mostras e exposições que estão se abrindo, os filmes e discussões com a participação  de pessoas indígenas de outras etnias abre um novo ciclo de aproximação com os piauienses”, destaca Krenak.

Aílton tem livros sobre temática indigena-Victor Martins

Preservação

Autor de “Ideias para adiar o fim do mundo”, Aílton Krenak, falou sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais, a manutenção dos rios e a poluição do meio ambiente. Também falou sobre a expectativa dos povos indígenas sobre o futuro.

Apesar de ter escrito cinco obras não se considera um escritor. Em sua passagem por Teresina, ele visitou o Pólo Cerâmico do Poty Velho e conversou com artesãs, elogiando o artesanato piauiense.

Aílton Krenak é escritor da Região do Médio Rio Doce, Minas Gerais, e ativista indígena dos direitos humanos. Sua atuação tem sido fundamental para a luta pelos direitos indígenas e a criação de iniciativas para a União das Nações Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta.

Escritor se dedica a culturai indigena-Victor Martins

Movimento Aliança dos Povos da Floresta

Fundou em 1988 a União das Nações Indígenas e, em 1989, o Movimento Aliança dos Povos da Floresta. Dirige o Núcleo de Cultura Indígena.Em 2016, recebeu o título de Professor Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde leciona as disciplinas “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”, no curso de especialização.

 

Título de Doutor Honoris Causa

 Roteirista e apresentador das séries de TV: Índios no Brasil (1998/99, MEC - Vídeo nas Aldeias); série TARU ANDÉ - o Encontro do Céu com a Terra (canal Futura, 2007), foi ainda apresentador da série Fronteiras Fluídas (Ancine, 2018).

Recebeu diversos prêmios, destacando-se o Prêmio Internacional de Direitos Humanos para a América Latina e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

É autor das obras: "Ideias para adiar o fim do mundo" (2019), "O amanhã não está à venda" (2020), "A vida não é útil" (2020) e "Encontros - Ailton Krenak" (2015).

Na semana passada, Aílton Krenak recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília (UnB), e foi o primeiro indígena a receber o título pela universidade.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES