BBB24: Falas de Fernanda geram repúdio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

A nota veio após falas da sister repercutirem negativamente na internet, segundo a nota as falas foram “ discriminatórias e capacitistas”.

Falas de Fernanda geram repúdio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira(20) a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down publicou uma nota de repúdio para a participante Fernanda Bande, do BBB 24. A nota veio após falas da sister repercutirem negativamente na internet, segundo a nota as falas foram “ discriminatórias e capacitistas”.

A confeiteira disse que Beatriz era "dodói" e que "estava faltando cromossomo ali". A Federação se sentiu no direito de se manifestar justamente porque a Síndrome de Down é uma doença que envolve uma alteração cromossômica, e relembra que Fernanda é mãe de uma criança autista, o que causa estranheza.

"É lamentável que em plena semana na qual se comemora o dia nacional e internacional da síndrome de Down, dia 21 de março, cujo propósito é trazer esclarecimentos e informações acerca dessa condição genética e eliminar o preconceito ainda existente na sociedade, que um programa repercutido nacionalmente propague esse tipo de conteúdo. Nos causa grande estranheza terem sido proferidas pela mãe de uma criança com autismo, que vive a luta pela inclusão no seu cotidiano. Esperamos que o programa e a Rede Globo se manifestem e façam uma retratação, além de disseminar conteúdo informativo a respeito das síndromes existentes, a incluir a síndrome de Down", diz trecho do texto.

A associação reforça que as  falas da sister podem ser consideradas como crime.

"Ao tratar de tais comentários, torna-se imprescindível tecer acerca da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual traz em seu artigo 5° que todos são iguais e que os Estados deverão trabalhar contra a discriminação, e no seu artigo 8° traz que serão adotadas medidas para conscientizar toda sociedade. Assim, tais comentários atentam contra a Convenção e contra as pessoas. Reforçamos que este comportamento implica na continuação estrutural do preconceito contra as pessoas com deficiência, infringindo a lei n° 13.146/15 (LBI - Lei Brasileira de Inclusão) que deixa bem claro, em seu Art. 88, que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação contra pessoas em razão de sua deficiência".

Após a repercussão, a equipe da participante também publicou uma nota, se desculpando pelos comentários da confeiteira na última edição do Sincerão, no dia 18.

"Não existe desculpa plausível capaz de apagar ou diminuir a dor de todos PCDs e suas famílias nesse momento. Fernanda errou e ponto. Independente da intenção, foi uma fala infeliz. À todos PCDs e suas famílias, oferecemos nosso carinho, respeito e compreensão", diz parte do texto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES