Documentário inédito sobre Marcelo Evelin será exibido na Balada Literária

O documentário será mostrado no dia 26 de junho, às 19h, no Youtube da Balada Literária.

Documentário sobre Marcelo Evelin | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A edição de junho da Balada Literária Mês a Mês vai exibir o documentário DESTRAVE: um olhar sobre a criação de Marcelo Evelin na dança contemporânea. O documentário será mostrado no dia 26 de junho, às 19h, no Youtube da Balada Literária.

Com direção de Luiza Sobral, Destrave é produzido por Respira Filmes, com a curadoria de Wellington Soares. O filme traz relatos do homenageado da edição de 2021, da família e de  amigos, momentos da trajetória do coreógrafo na dança e na cultura.

Bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição, Marcelo Evelin deixou o Brasil em 1986 para estudar dança e coreografia em Paris, na França, onde estudou com Philippe Decoufle, Josef Nadj e Karine Saporta. Dois anos depois, radicou-se em Amsterdam, na Holanda, onde foi aluno da Universidade de Nova Dança (SNDO) e integrou a Companhia de Dança-Teatro The Meekers, de Arthur Rosenfeld. 

Evento terá documentário sobre Marcelo Evelin

Estágio

Evelin foi estagiário da Companhia de Pina Bausch, em Wuppertal na Alemanha, antes de iniciar sua carreira como coreógrafo profissional subvencionado pelo governo holandês, criando a Companhia Demolition Inc. e assinando, desde então, mais de 25 espetáculos com roteiro, direção e coreografia de sua autoria.

Marcelo nasceu no dia 24 de março de 1962, em Teresina. Ainda era menino quando os pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Recorda apenas que as primeiras brincadeiras de teatro com a irmã e os vizinhos aconteceram não no Rio, mas em Carolina, no sul do Maranhão, onde a família viveu parte de sua infância. De volta a Teresina, onde passou parte da adolescência teve o primeiro contato com a dança nas visitas ao estúdio de Lenir Argento, precursora do balé clássico em Teresina. 

Depois enveredou pelo teatro participando de grupos e montagens junto à professora Aída de Almeida Singe. Em 2006, retorna ao Piauí para assumir o Teatro João Paulo II, e funda o Núcleo do Dirceu, onde desenvolve trabalho com o grupo de bailarinos até 2013. Após esse período, retoma as atividades com a Demolition e cria, na capital piauiense, o CAMPO, local que hospeda seu estúdio de criação, além de outros tipos de manifestações artísticas até hoje.

Ficha técnica

Direção de Fotografia: Alexandre Soares

Produção: Respira Filmes

Assistente de câmera: Eduardo Sobral

Assistente de produção: Viviane Santos Ricardo Oliveira

Direção: Luiza Sobral

Edição: Antonio Andrade

Curadoria da Balada Literária/PI: Wellington Soares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES