Cantora Rita de Cássia é enterrada em Alto Santo, no interior do Ceará

Cantora e compositora morreu na terça-feira (3), vítima de fibrose pulmonar. Fãs, familiares e amigos fizeram homenagens.

Rita de Cássia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cantora e compositora Rita de Cássia, que morreu na noite de terça-feira (3),  vítima de uma fibrose pulmonar, foi enterrada na tarde desta quarta (4) em Alto Santo, sua cidade natal. O velório da artista começou às 10h30 e seguiu até o fim da tarde no Ginásio Lafaiete Anselmo. O caixão foi levado pelo Corpo de Bombeiros até o cemitério.

Rita de Cássia foi enterrada em Alto Santo, no Ceará | FOTO: Letícia Lima/TVM 

Homenagens

Reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, com mais de 500 canções escritas, a morte de Rita de Cássia deixou familiares, amigos e fãs de luto. Ao longo do dia, muitos artistas prestaram homenagem à cantora. 

O cantor Xand Avião publicou, na madrugada desta quarta, um vídeo em que canta a música "Pedaço de Solidão", composta por Rita de Cássia, ao lado da artista. "Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forro está de luto. Você será eterna em nossos corações", escreveu o forrozeiro.

Já a cantora Eliane, conhecida como a rainha do forró, publicou um longo texto, afirmando estar desolada com a morte. Na publicação, ela lembrou de quando Rita de Cássia a buscou, em 1991, para apresentar composições. Entre as músicas, estavam "Brilho da Lua" e "Meu Nego".

Apesar de o clássico "Meu Vaqueiro, Meu Peão" estar no rol de letras mostradas, a canção não foi escolhida naquele momento — o que não ocorreu com a parceria recém-firmada. "De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns", contou Eliane.

"Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dado oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forró de todos os tempos [...] Te amarei eternamente! Serei grata eternamente", escreveu.

A música, porém, foi lembrada na voz da cantora Solange Almeida, que divulgou vídeo cantando versos da obra. "Todos nós forrozeiros e fãs da grandiosidade que foi e sempre será Rita de Cássia estamos desolados", publicou a ex-vocalista da banda Aviões do Forró, listando sucessos de Rita.

"Muita gratidão pelo seu talento e legado! Deus vai acalmar nosso coração e dar o conforto para fãs, amigos e familiares", escreveu Solange.

O poeta Bráulio Bessa também comentou a morte da compositora, conterrânea dele. "Querida Rita, sua partida partiu nossos corações. Siga cantando e encantando os anjos que lhe escutam agora. Seguiremos aqui te amando", escreveu em imagem com foto da artista.

Reconhecimento além da música

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), publicou, ainda na madrugada, postagem com foto da artista, exaltada por ele como "uma das maiores referências do nosso forró". "Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país", escreveu o gestor estadual.

A prefeitura de Alto Santo, cidade natal da artista, lamentou o falecimento de Rita de Cássia e decretou luto oficial de três dias na cidade. Em razão do velório e do sepultamento, as repartições públicas do município ficaram fechadas no período da tarde desta quarta, com exceção dos serviços essenciais.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES