Príncipe Andrew perde títulos militares após ser acusado de abuso sexual

Atitude foi tomada após 150 veteranos militares pedirem a remoção dos cargos do príncipe, que enfrenta denúncia de abuso sexual

Rainha Elizabeth retira cargos militares do príncipe Andrew | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rainha Elizabeth removeu de maneira definitiva uma série de títulos militares e patrocínios reais concedidos ao príncipe Andrew, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (13/1). Filho da monarca, ele responde por uma denúncia de abuso sexual.

“Com a aprovação da rainha, as afiliações militares e patrocínios reais do duque de York foram devolvidos à ela. O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo este caso como cidadão privado”, diz o comunicado.

Rainha Elizabeth retira cargos militares do príncipe Andrew- Foto: Reprodução/Metrópoles

A atitude de Elizabeth ocorreu algumas horas depois que 150 veteranos militares escreveram uma carta à rainha, pressionando-a para que Andrew fosse destituído das funções, situação que classificaram como “insustentável”.

“Se fosse qualquer outro oficial militar de alto escalão, é inconcebível que ele ainda estivesse no cargo”, escreveram, em um trecho da carta.

“Os oficiais das forças armadas britânicas devem aderir aos mais altos padrões de probidade, honestidade e conduta honrosa. Esses são padrões dos quais o príncipe Andrew ficou muito aquém”, criticaram.

Crise na realeza

Andrew foi acusado por Virginia Giuffre de agressão sexual. Embora negue, ele se vê no epicentro de uma crise sem precedentes e enfrenta resistência até mesmo de parentes próximos, como dos príncipes William e Charles.

Duque de York, Andrew era considerado o filho “favorito” da rainha. Ele havia sido suspenso de suas funções militares em 2019, quando deixou as funções públicas na realeza, assim como Harry e Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES