mais

Príncipe Andrew perde títulos militares após ser acusado de abuso sexual

Atitude foi tomada após 150 veteranos militares pedirem a remoção dos cargos do príncipe, que enfrenta denúncia de abuso sexual

A rainha Elizabeth removeu de maneira definitiva uma série de títulos militares e patrocínios reais concedidos ao príncipe Andrew, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (13/1). Filho da monarca, ele responde por uma denúncia de abuso sexual.

“Com a aprovação da rainha, as afiliações militares e patrocínios reais do duque de York foram devolvidos à ela. O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo este caso como cidadão privado”, diz o comunicado.

Rainha Elizabeth retira cargos militares do príncipe Andrew- Foto: Reprodução/MetrópolesRainha Elizabeth retira cargos militares do príncipe Andrew- Foto: Reprodução/Metrópoles

A atitude de Elizabeth ocorreu algumas horas depois que 150 veteranos militares escreveram uma carta à rainha, pressionando-a para que Andrew fosse destituído das funções, situação que classificaram como “insustentável”.

“Se fosse qualquer outro oficial militar de alto escalão, é inconcebível que ele ainda estivesse no cargo”, escreveram, em um trecho da carta.

“Os oficiais das forças armadas britânicas devem aderir aos mais altos padrões de probidade, honestidade e conduta honrosa. Esses são padrões dos quais o príncipe Andrew ficou muito aquém”, criticaram.

Crise na realeza

Andrew foi acusado por Virginia Giuffre de agressão sexual. Embora negue, ele se vê no epicentro de uma crise sem precedentes e enfrenta resistência até mesmo de parentes próximos, como dos príncipes William e Charles.

Duque de York, Andrew era considerado o filho “favorito” da rainha. Ele havia sido suspenso de suas funções militares em 2019, quando deixou as funções públicas na realeza, assim como Harry e Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex.

Leia Mais

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail