Filme Gorete Canivete, de Rivanildo Feitosa, vence Mostra Piranhão

Gorete Canivete conta a vida de Gregório Amaro da Silva, que se traveste como Gorete, sua “persona” conhecida nos carnavais

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quatro dias de uma programação repleta de atividades celebrativas à sétima arte na 1ª edição da Mostra Piranhão de Cinema, a Cardume anunciou os melhores filmes das sessões especiais. O júri técnico da plataforma de curta e média-metragem selecionou os títulos Gorete Canivete e O Laçar do Boi. As exibições da mostra aconteceram em São Luís, no Maranhão, e em Teresina, Piauí. 

Com direção do jornalista e escritor Rivanildo Feitosa, Gorete Canivete conta a vida de Gregório Amaro da Silva, que se traveste como Gorete, sua "persona" conhecida nos carnavais e festas juninas de Teresina.

Equipe do Filme Gorete Canivete (Foto: Divulgação)

Essa é primeira vez que Rivanildo Feitosa integra uma mostra de cinema. Ele celebrou o prêmio e ressaltou que a obra, de produção executiva de Dalson Carvalho, fala sobre preconceito, luta e superação a partir de uma narrativa criativa. 

“O prêmio é importante para estimular a seguirmos nesse sonho de contar histórias. É um trabalho de equipe, que traz uma linda história de uma personagem do carnaval de rua e das festas juninas que trabalha como verdureira no Mafuá”, disse

Os autores das produções premiadas receberam um ano de plano Coral da Cardume, com acesso a catálogo de filmes. Ana Clara, uma das organizadoras da Mostra Piranhão, disse que a parceria da plataforma de filmes Cardume e da I Mostra Piranhão abriu espaço para difundir as produções locais.

“Ficamos muito felizes com isso, é muito bacana ter uma mostra que acontece no Piauí e Maranhão repercutindo de maneira nacional. Lembramos que a mostra foi presencial até o dia 14, mas ela continua online por mais dez dias no site da labcinefilmes.com”, convida Ana Clara.

Mostra Piranhão

Nos dias 11, 12, 13 e 14,  a I Mostra Piranhão de Cinema conectou o cenário de realização audiovisual entre Maranhão e Piauí. A programação foi composta por exibições regionais maranhenses e piauienses, e promoveu bate-papos entre os realizadores e análises dos filmes por críticos do cenário local. 

Com curadoria de Renata Fortes, Weslley Oliveira e Amanda Drummond, a mostra tem como pontos de partida os eixos de memória, identidade e decolonialidade. O evento buscou refletir e questionar os meios físicos e espaços hegemônicos de manutenção da memória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES