Piauiense desbanca 400 bailarinos e vai dançar nos Estados Unidos

Mara Barros ganhou bolsa e passagens para ir aos Estados Unidos participar do YAGP

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mara vai brilhar nos palcos americanos

Disciplina e dedicação são qualidades essenciais para o bom desempenho de qualquer profissional e aos 13 anos, a estudante da Escola Municipal Santa Tereza, Mara Barros demonstra toda sua paixão e responsabilidade com a dança. A bailarina iniciou seus primeiros passos na Escola de Dança do Estado sob a orientação da professora Marinalva Gamosa, atualmente frequenta a Academia Hely Batista, onde recebe as orientações e técnicas de Hely Júnior, onde dedica seu tempo para estudar teoria e técnica.

O que ela aprendeu no Piauí conquistou o mundo e, sobretudo, o júri da Seletiva Brasil do Youth America Grand Prix 2011 (YAGP), realizado em Vinhedos, São Paulo. Nessa competição, ela desbancou mais de 400 alunos de todo o Brasil, sendo a primeira colocada, será capa da Revista Dança Brasil, foi entrevistada pela equipe do Fantástico, Globo. Pelo primeiro lugar, ela ganhou passagens de ida e volta para Nova York para onde viaja em março de 2011 e conquistou ainda uma bolsa no valor de US$ 1.200 dólares para o The Harid Conservatory, para um curso que inicia no dia 20 de junho a 15 de julho.

Segundo o coreógrafo, através de seus programas e atividades, o YAGP serve como ponte no mundo da dança, formando uma rede global de oportunidades a jovens de todo o mundo.

Aqui no Brasil, a representante do YAGP é Marusa Ap. Pivetta, presidente do Instituto Passo de Arte, que vem a Teresina no dia 20 de outubro para prestigiar o Festival de Dança de Teresina e conferir o trabalho feito na Academia Hely Batista. ?Só tenho a agradecer o apoio e a abertura que a Marusa tem dado à dança piauiense e à valorização dos talentos locais?, diz Hely.

Convidada pelo Bolshoi, Mara preferiu ficar em Teresina com o professor Hely Júnior, conhecido pelo rigor com que ministra as aulas, que é fator determinante para o sucesso dos alunos, como o Alef, que escolheu os Estados Unidos para estudar, trabalhar e morar.

A bailarina está confiante, pois na seletiva foi avaliada por um júri rigoroso, como Ady Addor (Brasil), Claire Baulier (Paris Opera School Ballet ? França), Tara Mitton Caao (Harid Conservatory ? EUA), Luca Massala (Princess Grace Academy of Classical Ballet ? Mônaco), Tadeuzs Matasz (John Cranko School ? Alemanha), Carlos dos Santos Jr (Ailey School ? EUA). Ela passou ainda pelos professores Toshie Kobayashi (Brasil), Lars Van Cauwenbergh (Bélgica ? Brasil) e pela pianista Maria Inês (Brasil).

Mara nasceu para o balé e em 2009, quando esteve em Teresina, Toshie a descobriu e disse que ela teria que mergulhar na dança e assim ela fez e os resultados chegaram rápido. Durante entrevista, Mara disse viver um sonho pois não esperava ir tão cedo para os Estados Unidos. ?Não esperava ir tão longe?, diz a bailarina, que através da dança já viajou para Fortaleza, Salvador e São Paulo e agora em outubro vai se apresentar como convidada, junto com Jéssica, segue para Belém, onde participa do Dança Pará.

Filha de agricultor e dona de casa, Mara é o orgulho da família e agora sabe que terá que estudar e ensaiar mais, além de ter que encontrar tempo para frequentar as aulas de inglês.

A bailarina comenta que o trabalho desenvolvido por Hely Júnior foi aprovado pelos avaliadores da seletiva e considerado com um trabalho limpo, criativo e de muita disciplina. ?Trabalho da melhor forma possível, com clareza, e isso é refletido no palco?, comenta o professor, que mostra técnica do balé clássico e explora também a cultura piauiense nos solos livres que os bailarinos podem apresentar.

Para Mara, Hely Júnior está preparando algo novo, dentro da cultura piauiense e em fevereiro, os piauienses terão oportunidade de conferir o que será mostrado aos americanos. ?Vou viajar com o aval do público de Teresina?, diz Mara, afirmando que sempre manifestou à família o desejo de dançar e viu seu sonho tornar-se realidade graças ao empenho da família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES