Tributo: Orquestra Sinfônica e Zé Roraima homenageiam Maria da Inglaterra

Música e videoclipe “Dona Maria” chegam às plataformas digitais em 7 de março, véspera do Dia da Mulher

Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina | Germano Portela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vida e a obra de um dos maiores ícones da cultura popular piauiense, a cantora Maria da Inglaterra, falecida em 2020, são celebradas na versão de xote sinfônico de “Dona Maria”. A produção, que reúne o músico Zé Roraima e a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), foi pensada para o streaming e será lançada exclusivamente no YouTube, Spotify, Deezer, Tidal, Apple e Amazon Music nesta segunda-feira (7/3).

Leia Mais

Com o arranjo do maestro Aurélio Melo para acompanhamento dos 56 instrumentos da Orquestra, a canção ganhou solenidade sinfônica no diálogo inusitado com o xote e o baião, característicos da proposta original da composição de Zé Roraima e Viviane Maranhão. O trabalho conjunto começou em abril de 2021 e envolveu mais de 65 pessoas na gravação de videoclipe na Praça das Crianças e na própria casa onde Maria da Inglaterra morava, no bairro Anita Ferraz, em Teresina (PI). Música e clipe são passeios pelas lembranças e pela saudade da artista.

“De forma autêntica e espontânea, dona Maria cantou a simplicidade e as tradições do povo nordestino. Do jeito que ela gostava, com música e convidando o público pra dançar, queremos manter vivo o legado que ela nos deixou”, afirma Zé Roraima.

OST investe na releitura de obras nordestinas

Desde que assumiu a regência da OST há 20 anos, Aurélio Melo investe na releitura de obras nordestinas para a linguagem sinfônica. Nessa mistura de erudito e popular, quem ganha é a cultura piauiense. Foi assim que nasceram nos últimos anos, por exemplo, os projetos da Cantata Gonzaguiana, com João Cláudio Moreno, em 2011, e do Concerto Tropicália, em 2014, com letras de Torquato Neto.

Até o dia do lançamento, o público poderá realizar o pré-save de “Dona Maria” pelo endereço biolink.co/zeroraima e garantir, em primeira mão, o acesso à música quando ela for ao ar. O videoclipe estará disponível pelo canal youtube.com/zeroraima.

O projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da música e do videoclipe “Dona Maria”

Quem: Zé Roraima e Orquestra Sinfônica de Teresina

Quando: 7 de março de 2022

Onde: plataformas digitais de música



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES