Após Klopp, Xavi anuncia que deixará Barcelona no fim da temporada

O anúncio de Xavi veio após a derrota do Barcelona por 5 a 3 para o Villarreal, durante a 22ª rodada do Campeonato Espanhol

Após Klopp, Xavi anuncia que deixará Barcelona no fim da temporada | Imagem: Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (27), Xavi Hernández anunciou sua decisão de não continuar como técnico do Barcelona para a temporada 2024/25. Esta decisão coloca o Barcelona como o segundo grande clube europeu em busca de um novo treinador, seguindo o anúncio anterior de Jurgen Klopp de que não permaneceria no Liverpool. 

O anúncio de Xavi veio após a derrota do Barcelona por 5 a 3 para o Villarreal, durante a 22ª rodada do Campeonato Espanhol. Embora Xavi tenha explicado que o resultado do jogo teve influência apenas no momento da declaração, ele afirmou que já estava ciente de sua saída do clube catalão ao final da temporada. 

Com a derrota, o Barcelona ficou a dez pontos do Real Madrid na tabela do Espanhol. Enquanto os madridistas somam 54 pontos, os catalães, em terceiro, têm 44. O Girona é o vice-líder com 52 pontos. Ainda assim, Xavi entende que sua equipe está na briga pelo título.

Durante o jogo contra o Villarreal, Xavi se irritou com algumas decisões da arbitragem. O treinador foi advertido com cartão amarelo por reclamação e. No fim da partida, quando o árbitro anulou um pênalti a favor do Barça, ele se dirigiu às câmeras, dizendo: 'Vergonha'. Xavi é o técnico com mais derrotas na história do Barcelona. O treinador, que chegou em 2021 e soma 122 partidas oficiais, perdeu em 26 oportunidades. A título de comparação, Guardiola foi derrotado 21 vezes em 247 jogos.

Antes mesmo do anúncio do técnico espanhol, Thiago Motta, que tem sido muito elogiado por seu trabalho à frente do Bologna vinha sendo apontado como um dos favoritos para comandar o Barcelona na próxima temporada.

"Acho que meu anúncio tira a tensão do grupo. Podemos brigar pelo título, mesmo a 10 pontos do líder. (...) A sensação de ser treinador do Barcelona é desagradável, cruel, faltam com respeito e há um grande desgaste com relação à saúde mental. Sou positivo, mas a energia chegou a um ponto em que não faz sentido continuar. Já está decidido há algum tempo, era algo que afetava a mim, mas é diferente quando afeta o clube", disse Xavi.

NA ESTEIRA DE KLOPP

Na última sexta-feira (26), Jurgen Klopp, o treinador alemão, anunciou sua decisão de não continuar no Liverpool na próxima temporada. Ele explicou que após 24 anos seguidos de carreira, sente a necessidade de descansar. Klopp reiterou seu compromisso em lutar por todos os títulos até o final da temporada 2023/24. Além disso, o treinador assegurou que nunca aceitaria treinar um rival do Liverpool.

"O clube precisa de tempo para decidir o futuro enquanto estamos no presente. O que construímos é uma estrutura incrivelmente forte. É uma das razões pelas quais posso sair. Vamos tirar tudo desta temporada, mas só porque eu disse que não serei técnico, ganhar não é menos importante. Lutaremos por tudo, essa é a boa notícia", disse Klopp.

(Com informações da FolhaPress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES