Após estreia nervosa, seleção busca corrigir time para a Copa

Após estreia nervosa, seleção busca corrigir time para a Copa

Neymar comemora com os jogadores da seleção após empatar o placar na partida contra a Croácia | VIPCOMM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual sele??o nunca havia sa?do perdendo em uma competi??o oficial, e o fez justamente na abertura da Copa do Mundo, sob a press?o de mais de 60 mil torcedores. S? que Neymar e companhia reagiram bem a isso, provando que podem, sim, encarar grandes desafios mesmo sem a experi?ncia de outros grupos que os antecederam. O problema ? que n?o bastam os nervos de a?o. Para sonhar com o hexa, o time precisa de mais futebol, miss?o verde-amarela para os pr?ximos dias.

O teste psicol?gico n?o tem s? a ver com o 1 a 0 que a Cro?cia fez aos 10 minutos de jogo, com o gol contra de Marcelo. O fato de ser uma estreia mexeu bastante com os jogadores, que falaram aliviados ap?s a vit?ria.

"Sair atr?s ningu?m quer, mas acho que no fim a gente pode at? fazer uma an?lise positiva em rela??o a isso. O Brasil se comportou bem e o apoio do torcedor foi fundamental para a gente expressar nosso melhor futebol. Agora acabou essa tens?o, essa ansiedade e j? estamos vivendo o clima de copa do mundo", disse o goleiro J?lio C?sar.

"? bom come?ar com uma vit?ria. Acho que estreia ? sempre mais dif?cil. ? primeiro jogo, voc?fica ansioso. Depois as coisas v?o acontecer naturalmente", disse Neymar, autor de dois gols na vit?ria por 3 a 1, que comemorou ter tirado "bastante" peso das costas.

O problema ? que, embora tenha tido calma para reagir, o time s? o fez com qualidade em metade do primeiro tempo. A dificuldade demonstrada diante da Cro?cia mostrou que o Brasil, ao contr?rio do que se poderia imaginar do time campe?o da Copa das Confedera?es e que teve bons resultados desde ent?o, n?o est? totalmente pronto.

A abertura no Itaquer?o deixou narizes torcidos para jogadores que at? ent?o eram certezas, como Daniel Alves e Paulinho. O primeiro abriu muitos espa?os na defesa e foi pouco efetivo no ataque, enquanto o volante participou pouco da cria??o e sobrecarregou Luiz Gustavo. ? cedo para dizer que eles est?o a perigo no time, mas o sinal de alerta foi ligado, at? porque o jogo contra a Cro?cia n?o foi uma m? atua??o isolada.

Desde que a sele??o se apresentou para a Copa os dois n?o v?m brilhando. Paulinho, para piorar, chegou a levar um susto com um problema no tornozelo que o tirou do jogo contra o Panam?. Daniel Alves, por sua vez, tem sofrido com um Maicon cada vez mais em forma nos treinos.

O mesmo se poderia dizer de Hulk, que deixou o gramado no in?cio do segundo tempo sem agradar. As entrevistas depois do jogo, por?m, revelaram que ele estava em uma condi??o especial. "Hoje foi uma fun??o t?tica em fun??o do advers?rio. Em n?vel ofensivo n?o cheguei tanto como vinha chegando, mas defensivamente fiz o que o professor pediu e conseguimos anular uma jogada forte pelo lado direito que eles tinham", disse o atacante, que excepcionalmente atuou pela esquerda.

Fred ? outro que n?o foi bem, mas escapou por pouco. O centroavante n?o conseguiu escapar da marca??o rival na ?rea da Cro?cia, mas conseguiu cavar o p?nalti que colocou o Brasil em vantagem. Mesmo assim, precisa melhorar sua performance para ajudar mais a equipe, ainda que n?o tenha um reserva em condi?es de amea?ar seu lugar no time titular.

Todos esses jogadores estiveram abaixo do que se pode esperar. Ainda que outros como Oscar, Neymar e Luiz Gustavo, por exemplo, tenham brilhado, a sele??o ainda tem de melhorar. Felip?o, ainda que prefira exaltar os pontos positivos, admite a necessidade de evolu??o.

"Uma das coisas que voc?s e eu sempre esper?vamos era o poder de rea??o de um grupo mais jovem como o nosso. E jogando fora dos padr?es normais, tomando um gol. Tudo isso a gente viu. Evolu?mos um pouquinho mais. Ainda vamos ter que melhorar bastante", disse o treinador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES