Barcelona e Atlético de Madrid disputam vaga no Super Mundial; entenda!

Os clubes, além de iniciarem a disputa pela vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões, buscam participar na primeira edição do torneio em 2025

Barcelona e Atlético de Madrid em campo pela Liga Espanhola. | Foto: AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Liga dos Campeões chega à sua fase de mata-mata, com grandes confrontos entre os principais clubes europeus. Não apenas disputam o título do torneio como também uma vaga no Super Mundial de Clubes da Fifa, que ocorrerá em 2025. Caso não conquiste a taça, a vaga como convidado poderá ser garantida.

Leia Mais

Barcelona e Atlético de Madrid que enfrentam Napoli e Inter de Milão respectivamente, passando de fase, é certo a participação no Mundial. Conforme as regras impostas pela própria Fifa, a UEFA tem apenas mais três vagas disponíveis para o torneio. Para os dois clubes da Espanha estarem na competição, o Real Madrid não pode vencer esta edição.

Nessa disputa interna pela participação via ranking, Atlético de Madrid tem 62 pontos, contra 55, do Barcelona. Atualmente, quem está garantindo a vaga é o Atlético, pela quantidade de pontos. Para reverter a situação, o Barcelona terá que superar a campanha na edição deste ano. Caso sejam eliminados nas oitavas, o Real Sociedad fica com a segunda vaga do país, conquistando a Liga dos Campeões.

Conforme as regras aprovadas pela Fifa em dezembro de 2023, os clubes têm uma pontuação para classificação para o Mundial: 2 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 4 pontos por classificação para fase de grupos, 5 pontos por classificação as oitavas de final e 1 ponto por classificação nas fases seguintes.

Os clubes europeus já classificados são: Chelsea, Real Madrid e Manchester City, por serem campeões da Liga dos Campeões de 2021 a 2023. Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica são os outros classificados via ranking segundo a pontuação imposta pela Fifa.

Confira as outras equipes que buscam participação no Mundial de 2025 via pontuação.

Borussia Dortmund (Alemanha): 67

Atlético de Madrid (Espanha): 62

RB Leipzig (Alemanha): 61

Barcelona (Espanha): 55

Juventus (Itália): 47

Napoli (Itália): 41

Lazio (Itália): 35

Copenhagen (Dinamarca): 22

Arsenal (Inglaterra): 18

Real Sociedad (Espanha): 8

PSV (Holanda): 16

Os últimos quatro dessa lista só têm participação no Mundial de 2025, em caso de título da edição deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES