Brasil faz jogão em estreia no Mundial e vence Cuba no tie-break

Brasil levou um susto nos primeiros sets ao ver os adversários encaminhando a vitória; a partir do terceiro, a seleção mostrou uma boa reação para levar a primeira vitória

Vôlei | Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Fotos Públicas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil fez a sua estreia no Mundial de vôlei masculino 2022, na manhã desta sexta-feira, 26, diante de Cuba. Como ficou fora do pódio das Olimpíadas de Tóquio e foi eliminada na Liga das Nações, a seleção viu seu status de favorita nas competições diminuindo. Nesta manhã, os comandados de Renan Dal Zotto deram um show no jogo tenso e venceram por 3 sets a 2.

Com as parciais sendo definidas em 31/33, 21/25, 25/16, 25/17 e 18/16, o Brasil encarou Cuba pela quinta vez durante a disputa do Mundial de vôlei da categoria, com três vitórias para os brasileiros e duas para os cubanos. Apostando na renovação do time, a seleção levou um susto logo no primeiro set com a vitória adversária e parece ter diminuído o ritmo nos sets seguintes.

Equipe comemora conquista no vôlei. (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Fotos Públicas)

Voltando à seleção depois de ter anunciado que se aposentaria da amarelinha, Wallace foi o responsável por virar a primeira bola para o Brasil. Na sequência, o oposto ainda explorou o bloqueio cubano para virar o contra-ataque. Cuba até pediu o desafio, mas a imagem mostrou claramente que o último toque foi cubano. Placar de 10 a 6.

Depois do segundo ponto de saque seguido anotado por Herrera, que deixou o marcador em 17 a 14 para o Brasil, Renan Dal Zotto pediu tempo para organizar a equipe. Na volta, Lopez virou bem o contra-ataque e Cuba encostou no placar com somente dois pontos separando os times da liderança desse primeiro set.

Quando o marcador anotava 20 a 17, o juiz anotou o ponto de Cuba, mas o Brasil pediu o desafio e a imagem mostrou que o ataque cubano acabou indo para fora. No entanto, os adversários dos brasileiros ainda pediram o desafio e a imagem apontou que a bola tocou no bloqueio de Lucarelli antes de ir para fora, mudando tudo para 20 a 18 para o Brasil.

Leia Mais

Flávio virou bola no meio de rede, e o Brasil teve o primeiro set point, com o placar em 24 a 23 para a seleção. Mergarejo virou o ataque e salvou Cuba, para na sequência, Flávio explorar o bloqueio no meio de rede, e colocar os brasileiros em mais um ponto do set. Porém, a briga para ver quem fechava foi longa, e só parou quando Leal ficou no bloqueio de Herrera, em 33 a 31.

Segundo set

Embalados com a conquista do primeiro set, Cuba começou pontuando depois que Yant virou a primeira bola. Lucão mandou a bola de primeiro tempo no meio de rede para fazer 10 a 9 para o Brasil. Na sequência, erros de saques para os dois lados, e o marcador ficou em 15 a 14 para Cuba. Depois, os cubanos erraram e o Brasil pôde encostar.

Após Lucarelli ter voado do fundo da quadra e virado a bola na pipe, o placar ficou em 23 a 20 para Cuba, e Herrera virou o ataque na saída de rede, fazendo com que os cubanos tivessem o ponto do set em 24 a 20. Cuba ainda errou o saque, e o Brasil salvou o primeiro set point. Porém, Yant virou a bola na entrada de rede, e Cuba fechou o segundo set em 25 a 21.

Terceiro set

No início do terceiro set, Cachopa e Rodriguinho entraram no time brasileiro no lugar de Bruninho e Lucarelli, e Leal virou a primeira bola para o Brasil para começar pontuando. Ele ainda parou o ataque cubano com o bloqueio, e na sequência, fez o primeiro ponto de saque do Brasil no jogo, anotando 8 a 2.

Depois de um ace de Lucão durante o saque, quando o marcador estava em 23 a 14, Flávio virou a bola no meio de rede para deixar o Brasil com ponto do set em 24 a 15. Simon virou a bola de primeiro tempo no meio de rede e salvou o primeiro set point. Porém, na sequência, Wallace virou a bola na saída de rede e fechou o set brasileiro em 25 a 16.

Quarto set

No começo do quarto set, Mergarejo foi quem virou a primeira bola para Cuba. Leal explorou o bloqueio cubano, e o Brasil encostou no placar em 4 a 3. Depois, o árbitro marcou o ponto de Cuba, mas o Brasil pediu o desafio, com a imagem mostrando que o ataque de Leal acabou batendo no bloqueio antes de ir para fora, e anotando 12 a 8.

Depois do saque forte de Lopez, a bola voltou direto para Simon virar de xeque e anotar 16 a 13 para o Brasil. Depois de Rodriguinho virar a bola na saída de rede e passar a ver no marcador 23 a 16, Yant mandou de saque para fora, e o Brasil teve o ponto do set em 24 a 17. Lopez mandou o ataque para fora, e o Brasil fechou o quarto set em 25 a 17.

Tie-break

No início do set decisivo, Herrera virou a primeira bola para Cuba começar pontuando na partida. Com erros de saques para os dois lados, o marcador passou a anotar 7 a 5 para o Brasil, sendo que na sequência, Simon parou Wallace com bloqueio. Ainda, Herrera virou o contra-ataque para Cuba, mas ainda assim o placar ficou em 12 a 10 para o Brasil.

Yant explorou o bloqueio brasileiro e fez com que anotasse 13 a 12 para o Brasil. Depois, em um ace, Cuba fez o ponto de saque e empatou o jogo em 13 a 13. Ainda, Flavio acabou parando no bloqueio, e o marcador passou a anotar 14 a 13 para Cuba, que teve o ponto do jogo, mas na hora do saque mandou para fora. 

Na sequência, Lopez atacou para fora. Cuba pediu o desafio em meio a comemoração brasileira, mas a imagem confirmou que a bola não tocou no bloqueio, e o Brasil teve o match point da partida em 15 a 14, mas Lopez mudou tudo e empatou o marcador. No saque, mais um erro de saque de Cuba, e mais um match point para o Brasil em 16 a 15.

Porém, Simon explorou bem o bloqueio de Lucão e empatou a partida de novo, agora em 16 a 16, sendo que na sequência, Lucão também explora o bloqueio cubano, e o Brasil teve mais um match point, em 17 a 16. Leal ainda virouo contra-ataque na entrada da rede e fechou a partida com a vitória brasileira em 18 a 16.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES