SEÇÕES

Brasileira ganha bronze em etapa da Copa do Mundo de paraescalada

Essa é a segunda vez que a brasileira de 39 anos sobe ao pódio no circuito mundial desta modalidade

Marina Dias se destaca na paraescada | IFSC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marina Dias é paulista e conquistou, nesta quarta-feira (22), a medalha de bronze na etapa de Innsbruck (Áustria) da Copa do Mundo de paraescalada. Essa é a segunda vez que a brasileira de 39 anos sobe ao pódio no circuito mundial desta modalidade. Ao estrear em competições internacionais, no mês de maio, ela conquistou o ouro em Salt Lake City (Estados Unidos).

A paulista de Taubaté (SP) convive há 13 anos com a esclerose múltipla, que afeta o lado esquerdo do corpo. Em Innsbruck, ela ficou atrás da britânica Leanora Volpe (ouro), atual vice-campeã mundial, e da alemã Rosalie Schaupert (prata), que havia ficado na terceira colocação em Salt Lake City. 

Marina Dias conquisotu medalha na paraescada - IFCS Divulgação

Limitações

Vale destacar que a paraescalada também é praticada por atletas com limitações nos membros inferiores (AL) e superiores (AU) e deficiência visual (B). 

A paraescalada não está na Paralimpíada, mas pode integrar o maior evento do paradesporto mundial a partir dos Jogos de 2028, em Los Angeles (Estados Unidos)

Comitê

Em entrevista à Agência Brasil, em fevereiro, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), Andrew Parsons, destacou o sucesso de modalidades como surfe, skate e da própria escalada na Olimpíada de Tóquio (Japão).

Marina que tem esclerose múltipla encontrou no esporte uma forma de lidar com a doença e vem conseguindo bons resultados dentro do esporte.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos