Com afastamento de Ednaldo Rodrigues, saiba como fica a CBF; Fifa avalia

Conmebol e Fifa enviaram cartas à CBF, relembrando a proibição de interferência externa.

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo de presidente da CBF | Fred Gomes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a decisão judicial que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e determinou a realização de novas eleições na entidade em até 30 dias, tal situação está sendo analisada pelos departamentos jurídicos da Conmebol e da Fifa.

O fato é que nos próximos dias, ambas as entidades examinarão a decisão, o contexto e os envolvidos para assegurar que não houve qualquer interferência externa na CBF, prática proibida pelos estatutos tanto da Conmebol quanto da Fifa.

Durante o julgamento no Tribunal de Justiça que resultou na destituição de Ednaldo Rodrigues, Conmebol e Fifa enviaram cartas à CBF, relembrando a proibição de interferência externa.

Segundo informações apuradas, não há risco de punição esportiva ao Fluminense, que disputará o Mundial de Clubes na Arábia Saudita entre 12 e 22 de dezembro deste ano. Não há também intenção de penalizar as seleções brasileiras ou clubes brasileiros em outros torneios internacionais.

Leia Mais

A possibilidade mais viável, de acordo com fontes familiarizadas com a situação, é que, caso Conmebol e Fifa identifiquem interferência externa na CBF, possa ocorrer alguma forma de punição administrativa.

Um precedente semelhante ocorreu com a Argentina em 2016. Após uma crise política significativa, envolvendo uma eleição empatada por 38 a 38 entre 75 votantes, a Fifa interveio na Associação de Futebol Argentino, nomeando um "Comitê Normalizador" para conduzir a AFA.

Essa intervenção, que também contava com dirigentes da Conmebol, gerenciou a AFA por 251 dias, período durante o qual reformulou seus estatutos e convocou novas eleições. Em 30 de março de 2017, Chiqui Tapia foi eleito presidente da AFA, cargo que ocupa até hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES