Como no Brasil, jogo entre Guiné e Marrocos é cancelado; saiba por que

O motivo não foi nenhuma questão sanitária, mas, sim, um Golpe de Estado em Guiné, país localizado na África Ocidental.

Militares de Guiné em caçamba de caminhonete passam pelo centro de Conakry depois do disparo de tiros no palácio presidencial | Foto: CELLOU BINANI / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não foi somente na América do Sul que a tabela das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022 ganhou um asterisco nessa Data Fifa. Assim como Brasil x Argentina, o duelo entre Guiné e Marrocos, válido pelas Eliminatórias Africanas e que seria realizado nesta segunda-feira, foi cancelado.

Militares de Guiné em caçamba de caminhonete passam pelo centro de Conakry — Foto: CELLOU BINANI / AFP



A Fifa se pronunciou:

"A atual situação política e de segurança na Guiné é bastante volátil e está sendo monitorada de perto. Para garantir a segurança de todos os jogadores e de todos os árbitros, o jogo foi adiado. As informações de reagendamento serão disponibilizadas em uma data posterior".

Soldados que organizaram um levante na capital da Guiné no domingo disseram na televisão estatal que dissolveram o governo e a constituição e fecharam todas as fronteiras terrestres e aéreas. No entanto, o ministério da defesa disse que um ataque ao palácio do presidente Alpha Conde foi repelido.

Conde, cujo paradeiro não foi imediatamente esclarecido, ganhou um terceiro mandato em outubro, após mudar a constituição para permitir que ele se candidatasse novamente, apesar dos violentos protestos da oposição.

A seleção marroquina chegou a ficar presa em seu hotel durante parte do último domingo devido a falta de voos. No início da noite, entretanto, a delegação, que conta com jogadores de renome como lateral Hakimi, do PSG, conseguiu deixar o país.

- Obrigado a todos pelas mensagens e pelo apoio, foi um dia muito intenso, mas graças a Deus estamos sãos e salvos em Marrocos - escreveu Hakimi nas redes sociais.

Jogador do Liverpool, o meia Naby Keita, de Guiné, por sua vez, segue no país. O Liverpool está trabalhando na liberação do jogador para que ele retorne à Inglaterra. Keita permanece na Guiné, mas está "seguro e bem" segundo os dirigentes dos Reds.

- Estamos em contato constante com Naby e mantemos comunicação regular por meio da gestão de sua seleção. Estamos satisfeitos por ele estar seguro e bem cuidado. Obviamente, a situação está fluida e manteremos um diálogo regular com as autoridades relevantes enquanto trabalhamos para levar Naby de volta a Liverpool em tempo hábil e maneira segura - disse um porta-voz do Liverpool em uma declaração à agência de notícias AP.

Outros jogadores de Guiné que também atuam na Europa também tentam retornar aos seus clubes. Mas a situação ainda é complicada.

- Vai ser um pouco complicado regressar à Europa. Estamos preocupados com isso. O aeroporto está fechado - disse Issiaga Syll, zagueiro do Toulouse, ao jornal "L'Equipe".




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES