Conheça o regulamento, história e detalhes sobre Eliminatóras da Copa do Mundo

O Brasil detém o recorde da maior goleada, já que no ano 1977, venceu a Bolívia por 8 a 0, com destaque para Zico, que marcou quatro gols.

O Brasil, sob o comando do então técnico Tite, também estreou contra os bolivianos | LUCAS FIGUEIREDO/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começam nesta quinta-feira (7) as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 na América do Norte (México, Estados Unidos e Canadá) com o Paraguai enfrentando o Peru às 19h30 (horário de Brasília), marcando o início da primeira rodada. A Seleção Brasileira fará sua estreia na sexta-feira contra a Bolívia, no Mangueirão, em Belém (PA), às 21h45.

Na edição anterior das eliminatórias, o Brasil, sob o comando do então técnico Tite, também estreou contra os bolivianos e venceu por 5 a 0. Os brasileiros foram os campeões da competição com 14 vitórias e três empates, apesar de terem uma partida a menos devido ao cancelamento do jogo contra a Argentina devido ao veto da Anvisa.

O regulamento das Eliminatórias da América do Sul funciona da seguinte forma: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela participam. No formato de pontos corridos, as seis melhores seleções garantem vaga na próxima Copa do Mundo, enquanto a sétima colocada disputa uma repescagem contra equipes de outros continentes.

Anteriormente, apenas quatro times tinham vaga direta na Copa, e o quinto lugar disputava a repescagem. Com o aumento para 48 seleções na próxima Copa, os sul-americanos agora podem ter até sete representantes. Todas as equipes se enfrentam duas vezes, em jogos de ida e volta, totalizando 18 partidas que determinam os representantes sul-americanos na Copa.

Curiosidades sobre as Eliminatórias

Vale ressaltar que para todas as Copas do Mundo, as seleções precisavam passar pelas Eliminatórias para conquistar uma vaga no torneio. No entanto, apenas na Copa de 1930, realizada no Uruguai, não houve Eliminatórias, pois todas as equipes foram convidadas.

No que diz respeito ao formato de pontos corridos com jogos de ida e volta foi introduzido nas Eliminatórias para a Copa de 1998, na França. Antes disso, as seleções eram divididas em grupos, e o torneio tinha pelo menos duas fases para determinar os classificados. Este ano marca a primeira vez em que seis equipes sul-americanas garantem vagas diretas, com apenas uma equipe disputando a qualificação contra times de outros continentes.

Para quem não sabe, Brasil e Alemanha são as únicas seleções que nunca ficaram fora da zona de classificação em suas respectivas Eliminatórias. No entanto, apenas a Seleção Brasileira participou de todas as edições da Copa do Mundo, já que os alemães foram impedidos pela FIFA de participar da Copa de 1950 devido ao cenário pós-Segunda Guerra Mundial.

Por fim, nas Eliminatórias sul-americanas, o Brasil detém o recorde da maior goleada, já que no ano 1977, venceu a Bolívia por 8 a 0, com destaque para Zico, que marcou quatro gols. Roberto Dinamite também marcou, e Gil, Cerezo e Marcelo completaram a vitória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES