Desafio renovado: Ramon Menezes prepara Seleção Brasileira para o Pré-Olímpico

O prestígio de Ramon cresceu a ponto de assumir interinamente a seleção principal em três amistosos no ano passado.

Primeiro dia de treino da Seleção Brasileirão em preparação para o Pré-Olímpico | Rodrigo Lois
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quase dois anos, desde março de 2022, Ramon Menezes assume o papel de treinador da Seleção Brasileira sub-20, registrando o seu período mais longo no comando de uma equipe em toda a sua carreira. No entanto, às vésperas do Pré-Olímpico, a sensação que permeia a equipe, agora também sub-23, é a de uma constante fase de reconstrução.

Em 21 de dezembro, o técnico anunciou a convocação para o torneio, enfrentando a perda de sete dos 23 jogadores (30%), todos não liberados pelos clubes devido à não inclusão do Pré-Olímpico na data FIFA, o que não obriga a liberação dos atletas.

Essa convocação inicial apresentou 21 diferenças em relação à lista dos convocados para o período de treinos no CT do Corinthians, no início de novembro. Esse padrão repetiu-se nas convocações para os Jogos Pan-Americanos e no início desse novo "ciclo olímpico", em setembro, com amistosos contra o Marrocos.

Leia Mais

Vale enfatizar que Ramon Menezes enfrenta, nas seleções de base, a constante necessidade de ajustar suas listas de convocados devido a cortes e à não liberação de atletas em todas as competições que disputa. Marcelo Raed, comentarista do Sportv, observa que o treinador sempre enfrenta desafios na formação de suas equipes, lidando com a ausência de nomes importantes. Ele destaca que, mesmo diante dessa situação, a missão é criar um grupo menos badalado, mas competitivo.

Apesar desses desafios, o treinador e sua comissão técnica superaram-nos com sucesso duas vezes nos últimos dois anos. Na primeira competição à frente da equipe sub-20, conquistaram o Sul-Americano em fevereiro de 2023, com uma campanha invicta, melhor defesa e melhor ataque, marcando o fim de um jejum de 12 anos para o Brasil no torneio.

O prestígio de Ramon cresceu a ponto de assumir interinamente a seleção principal em três amistosos no ano passado. Entre esses eventos, em junho, comandou a seleção brasileira no Mundial Sub-20, chegando às quartas de final após duas edições sem participar do torneio.

A segunda conquista nesses dois anos foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, encerrando um hiato de 36 anos para o Brasil. Mesmo com atuações pouco empolgantes, o técnico, anunciado em julho como treinador da seleção pré-olímpica, teve apenas um amistoso contra o Marrocos e cinco partidas no Pan com os atletas sub-23.

Agora, com o Pré-Olímpico à frente e apenas dois dos 10 participantes garantindo vaga em Paris-2024, Ramon Menezes expressa sua expectativa positiva e destaca a responsabilidade de buscar a classificação, mantendo o foco exclusivamente no desafio iminente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES