Estátua em homenagem a Daniel Alves é alvo de vandalismo; moradores pedem remoção

As ocorrências se intensificaram após o atleta ter sido condenado pelo estupro de uma jovem em Barcelona, em 2022.

Estátua de Daniel Alves em praça na cidade de Juazeiro (BA), cidade natal do atleta | Reprodução/@futebol_info
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma estátua do jogador Daniel Alves, no município de Juazeiro, na Bahia, está sendo alvo de vandalismo pelos moradores. As ocorrências se intensificaram após o atleta ter sido condenado pelo estupro de uma jovem em Barcelona, em 2022. A sentença foi dada na última quinta-feira (22), na Espanha.

Leia Mais

O jogador é natural da cidade baiana e teve o monumento com sua imagem inaugurada em 2020, dois anos antes do crime e segundo publicação do Estadão, desde o ano passado, os moradores pedem à Prefeitura para remover o monumento. 

As demandas ocorrem especialmente pelas redes sociais e ganharam força após a condenação do atleta. Produzida pelo artista plástico Leo Santana, a estátua está localizada na região central do município e exibe Daniel Alves em tamanho real com a camisa da seleção brasileira e uma bola de futebol nos pés. A obra já vandalizada por diversas vezes desde a prisão do jogador.

Procurada pelo Estadão, a Prefeitura de Juazeiro afirmou não irá se manifestar sobre o assunto até a conclusão do tema, tendo em vista que o jogador entrou com um pedido de apelação, e informou que não recebeu pedidos oficiais para retirar a obra. O atleta alegou inocência e vai recorrer da decisão.

Condenação

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão e irá continuar detido durante apelação, podendo requerer a liberdade condicional em maio de 2025, quando completar metade da pena, incluindo o período em que passou preso em 2023. O Ministério Público da Espanha havia pedido nove anos de prisão para o jogador. Porém, era esperado que o brasileiro fosse condenado a no máximo seis anos. Isso porque no início do caso, a defesa do jogador pagou à Justiça o valor de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) em atenuante de pena, espécie de indenização à vítima abuso. Também foi determinado ao jogador o pagamento dos custos do processo e o valor de 9 mil euros (cerca de R$ 48 mil), em 150 euros diários, à vítima pelo período de dois meses.

Ao longo do período detido, Daniel Alves mudou sua versão sobre o caso por diversas vezes, trocou de defesa e teve cinco pedidos de liberdade provisória negados, com a Justiça citando risco de fuga. Recentemente, foi noticiado que Daniel Alves foi acusado por um colega de cela de planejar uma fuga para o Brasil. Seu estado emocional "deprimido e desanimado" também fizeram a prisão onde ele está detido acionar um protocolo antissuicídio.

Com informações do Estadão



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES