FIFA inicia processo disciplinar contra Luis Rubiales por 'beijo forçado'

Essa situação pode violar o artigo 13 do Código Disciplinar da FIFA, que trata de comportamento ofensivo e violações dos princípios de Fair Play.

Rubiales terá que explicar os acontecimentos controversos associados ao seu nome | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (24), o Comitê Disciplinar da FIFA anunciou que iniciou um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol. Isso se baseia no incidente ocorrido durante a final da Copa do Mundo Feminina, quando Rubiales deu um beijo na jogadora Jenni Hermoso sem ter o seu consentimento.

De acordo com o Comitê, essa situação pode violar o artigo 13 do Código Disciplinar da FIFA, que trata de comportamento ofensivo e violações dos princípios de Fair Play. O artigo 13 afirma que associações, clubes e seus membros devem aderir às Leis do Jogo, aos Estatutos da FIFA e às regulamentações, demonstrando fair play, lealdade e integridade.

O Comitê Disciplinar prometeu compartilhar mais detalhes sobre o processo após chegar a uma decisão final sobre o assunto. A FIFA reafirmou seu compromisso absoluto em respeitar a integridade de todos os indivíduos e condenou veementemente qualquer comportamento contrário a esse princípio.

Vale frisar que, recentemente, Rubiales enfrentou acusações de assédio sexual por parte de Tamara Ramos, ex-diretora-geral do sindicato Futebolistas ON. Ela alegou que Rubiales fez comentários sexistas, incluindo perguntas sobre as cores de suas roupas íntimas.

Diante desses acontecimentos, a Federação Espanhola convocou uma Assembleia-Geral Extraordinária com urgência para sexta-feira (25). A reunião visa discutir os casos recentes envolvendo o presidente. A imprensa espanhola relata que o objetivo é que Rubiales explique os acontecimentos controversos associados ao seu nome, mas não há indicações de que ele pretende renunciar ao cargo. Seu mandato está programado para se encerrar em 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES