Gabigol, do Flamengo, encara denúncia por tentativa de fraude em exame antidoping

A denúncia revela que Gabigol ficou contrariado por ser frequentemente incluído na lista de jogadores para o exame.

Gabigol teria prejudicado o trabalho dos oficiais de várias formas | André Fabiano/Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (21 de dezembro), a Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem apresentou uma denúncia contra Gabigol por suspeita de tentativa de adulteração em um exame antidoping, ocorrida em 8 de abril deste ano, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo.

Diante dessa acusação, o atacante será convocado para julgamento, ainda sem data definida, no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), sob a alegação de violação do artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle". Caso seja condenado, o código prevê uma suspensão de até quatro anos.

A denúncia aponta que Gabigol dificultou a realização do exame desde a chegada dos responsáveis pela coleta ao Ninho do Urubu, às 8h40 de 8 de abril. Enquanto os demais jogadores do Flamengo realizaram o exame antes do treino das 10h, o atacante é acusado de atrasar, desrespeitar e não seguir os procedimentos adequados.

Segundo os relatos que embasam a denúncia, Gabigol teria prejudicado o trabalho dos oficiais de várias formas. Além de fazê-los esperar, teria desrespeitado e não seguido os procedimentos corretos. A análise específica do passaporte biológico exige um repouso de duas horas após atividade física, prazo que não teria sido cumprido pelo jogador, enquanto os outros atletas já haviam feito a coleta antes do treino.

Leia Mais

Os responsáveis pelo exame relataram que o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, os ignorou após a atividade, foi almoçar sem seguir as orientações, tratou a equipe com desrespeito, pegou o vaso coletor sem avisar após 90 minutos, ficou irritado ao ser acompanhado ao banheiro para a coleta e entregou o recipiente aberto, indo contra as instruções recebidas.

A denúncia revela que Gabigol ficou contrariado por ser frequentemente incluído na lista de jogadores para o exame. Após a coleta em 8 de abril, ele informou que aquele seria seu último controle. A situação ocorreu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, no qual o Flamengo foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que conquistou o título.

O procedimento conhecido como "doping surpresa" é conduzido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e geralmente ocorre sem aviso prévio nos centros de treinamento. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a suspeita de fraude em 30 de maio, sendo seguida pela primeira defesa do jogador feita pelo vice geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES