Justiça afasta torcida fluminense de eventos esportivos em todo o Brasil

A decisão foi realizada em atendimento à Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Justiça afasta torcida fluminense de eventos esportivos em todo o Brasil. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Rio emitiu, nesta quarta-feira (06), uma decisão liminar, que ordena o afastamento da torcida organizada Força Flu  dos locais em que se realizem eventos esportivos,  em todo o território nacional. A determinação decorreu do apedrejamento do ônibus que transportava a equipe do Botafogo ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, no dia 29 de gaosto. 

A proibição impede também que seus associados e membros frequentem os estádios de futebol e seus entornos num raio de cinco mil metros, portando ou se utilizando de elementos identificativos, indumentárias ou acessórios, ou outros signos que possam identificá-los nesses eventos, além do comércio de material da torcida. De acordo com a decisão, o desrespeito a qualquer uma das determinações acarretará na aplicação de multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

A decisão foi realizada em atendimento à Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em decorrência dos atos praticados pela torcida no dia 29 de agosto. Conforme relatado em expediente do BEPE citado na ação, o apedrejamento do ônibus que conduzia jogadores e comissão técnica do Botafogo de Futebol e Regatas ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Na determinação é destacado, também, que a segurança é prevista como princípio fundamental ao esporte pelo artigo 2º, XVI, da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023). E que a lei em questão prevê, em seu artigo 184, III, a responsabilidade das torcidas e de seus integrantes mesmo que em local ou data distintos dos relativos à competição esportiva. 

RELEMBRE O CASO

O Botafogo chegou por volta das 15h30, em um breve intervalo após o embarque do Fluminense com destino ao Paraguai, onde o Tricolor jogará contra o Olimpia pela Libertadores, que ocorreu por volta das 15h. Torcedores do time adversário organizaram um evento chamado "Aeroflu" para dar as boas-vindas à delegação.

Ao se aproximar da entrada do aeroporto, na Avenida 20 de Janeiro, o ônibus foi atingido por uma pedra lançada por um grupo de torcedores do Fluminense, que também arremessou copos de cerveja na direção do veículo. A pedra atingiu a janela próxima ao assento onde Carlos Alberto estava sentado, contudo, o jogador não ficou ferido, apesar de ter sido atingido por fragmentos de vidro. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES