Marco! Marroquina se torna primeira jogadora a entrar na copa usando hijab

A marroquina foi titular na vitória de 1 a 0 durante a partida do Marrocos contra Coreia do Sul.

Nouhaila Benzina, primeira jogadora a entrar em campo usando hijab | Reprodução - Foto: GETTY IMAGENS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada deste domingo (30), o Marrocos competiu contra a Coreia do Sul em mais uma etapa da Copa do Mundo Feminina. Durante a partida algo considerado um grande marco para as mulheres no futebol ocorreu, quando a marroquina Nouhaila Benzina fez história ao se tornar a primeira jogadora usando hijab em campo durante uma partida na Copa do Mundo.

Além da grande representatividade, a marroquina jogou como titular na vitória por 1 a 0 do Marrocos contra a Coreia do Sul. Nouhaila Benzina entrou em campo na madrugada de ontem usando seu hijab, na segunda partida do Marrocos pela Copa. A zagueira do time marroquino iniciou logo de cara como titular na partida. O jogo ocorreu no Estádio Hindmarsh, localizado na Austrália, pela segunda rodada do Grupo H da competição.

No jogo anterior, quando o Marrocos estreava na Copa, jogando contra a Alemanha, a zagueira permaneceu no banco de reserva esperando a chance de mostrar seu talento ao mundo. Mesmo na sem entrar em campo, a atleta já havia quebrado um arquétipo muito importante ao aparecer com o véu na área campo. O assunto é considerado um avanço pois no ano de 2007, a Fifa, responsável por promover o campeonato, proibiu o uso de chapéus, hijabs, bonés ou qualquer outro objeto que poderia ser usado pelos jogadores e jogadoras.

Na época, a federação criou esta lei por "razões de saúde e segurança" que poderiam afetar os atletas durante as partidas. Apesar de ter sido sancionada, a lei foi suspensa alguns anos depois, em 2014, após ocorrerem diversas manifestações de grupos ativistas e outras jogadoras que não concordaram com a proibição.

O Hijabe ou hijab é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. No Islã, o hijabe é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade da mulher. O véu que cobre os cabelos e o corpo das mulheres muçulmanas, é um dos símbolos mais populares do islã, cobrindo a cabeça e pescoço das mulheres, deixando apenas o rosto livre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES