Marta é imortalizada pela Fifa no The Best 2023 e agora é nome de prêmio

A atleta brasileira foi eternizada com o Prêmio Marta, que será entregue anualmente ao gol mais bonito da temporada do futebol feminino.

Marta agora é nome de prêmio | Adrian DENNIS / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marta recebeu uma homenagem na cerimônia do The Best 2023, nesta segunda-feira (15). Aos 37 anos, a atacante que atua pelo Orlando Pride, dos EUA, recebeu um troféu honorário dado a atletas em reconhecimento de seus feitos. Ela também foi eternizada com o Prêmio Marta, que será entregue anualmente ao gol mais bonito da temporada do futebol feminino. Assim, ela se junta a Puskás, que nomeia a premiação entre os homens que foi vencida neste ano pelo brasileiro Guilherme Madruga.

Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, ela pediu no discurso que a homenagem seja vista com esperança pelas mulheres. Ela, que atua pela seleção brasileira há duas décadas, ainda mira disputar os Jogos Olímpicos de Paris-24 e desconversou sobre se aposentar.

"É sempre difícil subir nesse palco e não se emocionar. Quero que assim como estou enxergando nessa homenagem, que todas as mulheres mostrem também enxergar um futuro promissor, onde não seja direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. O que a gente busca diariamente é buscar fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. É buscar igualdade, respeito, e deixo aqui essa mensagem para todos aqueles e aquelas que têm esse poder de transmitir essa mensagem através do que faz: faça, porque as próximas gerações vão agradecer", declarou a atleta.

Na oportunidade, Marta agradeceu a Fifa e toda comunidade do futebol pela homenagem recebida. "Quero dizer que isso sem dúvida é uma grande motivação para que a gente continue buscando evoluir. Para, quem sabe, jogar mais uma Olimpíada e depois ter as respostas se vou continuar ou não. Muito feliz, coração só gratidão", complementou.

Em entrevista ao Sportv, Marta também falou sobre o futuro nos gramados. "Depois dessa premiação aqui, saio muito motivada, pronta para trablalhar. Quem sabe jogar mais uma Olimpíada e, após isso, teremos outras respostas, se continuo ou se tá na hora de parar. Mas agora estou muito motivada e continuarei fazendo aquilo que mais amo", declarou.

Rainha do futebol

Marta disputou seis Copas do Mundo. Ela estreou no Mundial em 2003, e disputou todas a edições desde então.É a maior artilheira, entre homens e mulheres, da história das Copas, com 17 gols. Foram 189 jogos com a seleção brasileira, com 122 gols marcados. Pelo Brasil, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e de 2007, além da Copa América de 2003, 2010 e 2018. Além disso, foi vice-campeã da Copa em 2007 e ficou com a prata nas Olimpíadas de 2004 e de 2008.

Com informações do Uol



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES