Max Verstappen lidera única volta em Abu Dhabi e é campeão mundial da F1

Holandês largou da pole position e chegou a perder liderança para rival, mas recuperou posição na volta final.

Verstappen lidera única volta em Abu Dhabi e é campeão mundial da F1 | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com emoção da largada até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final a liderança do GP de Abu Dhabi que perdeu no início da corrida neste domingo, e abraçou a vitória que lhe rendeu seu primeiro título da carreira na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton no começo da disputa e chegou a tocar no rival na curva 1, mas contou com um safety car nas últimas voltas para se aproximar do rival e ultrapassá-lo no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha e que marcou a F1 dos últimos anos. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos - oito a mais que Hamilton.

Max Verstappen lidera única volta em Abu Dhabi e é campeão mundial da F1-Foto:Getyy Imagens

A disputa deste domingo marcou uma série de despedidas: Kimi Raikkonen deixa a Alfa Romeo e a F1 após 20 anos na categoria; seu colega de equipe Antonio Giovinazzi, que não teve o contrato renovado, seguirá para a Fórmula E em 2022. O finlandês será substituído pelo compatriota Valtteri Bottas, que deixou a Mercedes para dar lugar a George Russell; o britânico de 23 anos se despediu da Williams.

O grid ficou menor que nas provas anteriores do campeonato, já que Nikita Mazepin, da Haas, testou positivo para o coronavírus antes da largada. O brasileiro Pietro Fittipaldi, reserva da equipe, não participou de nenhuma sessão livre ou classificou-se com o carro do time americano. Por isso, Mazepin não pôde ser substituído e a Haas correu apenas com Mick Schumacher.

O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.

A largada

Hamilton reagiu primeiro e ultrapassou Verstappen na reta com facilidade. Porém, o holandês veio por fora na curva 1 e espalhou o carro sobre o rival, tocando o pneu dianteiro esquerdo do piloto da Mercedes com seu traseiro direito. Apesar do contato, o britânico desviou pela área de escape e manteve a posição.

Logo atrás, Sergio Pérez mergulhou da quarta colocação e assumiu o terceiro posto de Lando Norris, que saiu da pista e caiu para quinto. Com o erro do britânico da McLaren, Carlos Sainz subiu de quinto para quarto lugar. Colega de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas largou em sexto lugar e caiu para oitavo, superado por Charles Leclerc e Yuki Tsunoda.

Momentos-chave

1. Apesar das reclamações da RBR pelo rádio a Michael Masi, diretor de provas da Federação Internacional do Automobilismo, Hamilton foi isento de qualquer investigação por manter a liderança fora da pista e já abriu 2s de vantagem sobre Verstappen na volta 6. Masi justificou a decisão dos comissários pelo fato do britânico ter sido empurrado para fora da pista pelo rival.

2. Na volta 12, Hamilton já abria 5s sobre Verstappen, calçando pneus médios. O holandês, perseguindo o rival da Mercedes, potencializou o desgaste dos compostos macios com os quais largou e alertou a RBR pelo rádio.

3. A sessão de pit stops começou na volta 14, com Verstappen visitando os boxes em uma rápida parada e trocando os pneus macios pelos duros. Ele voltou em quinto lugar, atrás de Norris, enquanto Leclerc pouco atrás passou direto pela área de escape e caiu para sétimo.

Hamilton parou no 16º giro, trocando os pneus médios pelos de faixa branca (duros). Com a parada do britânico, Pérez assumiu a liderança provisória; logo atrás, Bottas seguiu preso em oitavo.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES