MPT-PI: jogadores do Flamengo-PI recebem passagens e parte dos salários

Ao todo, nove atletas, além do preparador físico, cozinheiras, massagista e roupeiro estavam com os salários atrasados. Além disso, o alojamento não possuía condições adequadas para receber a equipe

Jogadores Flamengo-PI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Os jogadores do Esporte Clube Flamengo do Piauí, receberam parte dos salários que o clube devia e as passagens para que pudessem retornar aos seus estados de origem. A medida foi possível após intermediação do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) que, ao tomar conhecimento dos fatos, buscou a diretoria do clube e a Federação Piauiense de Futebol para sanar as irregularidades.

Ao todo, nove atletas, além do preparador físico, cozinheiras, massagista e roupeiro estavam com os salários atrasados. Além disso, o alojamento não possuía condições adequadas para receber a equipe. As denúncias foram comprovadas após fiscalização realizada pelas equipes do MPT-PI e também pelos fiscais da Superintendência Regional do Trabalho.

“Tomamos conhecimento das denúncias e fomos averiguar. De fato, os salários não haviam sido pagos, as condições do alojamento eram precárias. Ouvimos os trabalhadores e chamamos a diretoria do Clube para buscar um acordo que pudesse sanar os problemas e permitir que, pelo menos em um primeiro momento, o mínimo fosse garantido: as passagens para que eles pudessem retornar aos seus Estados, a maioria era de Recife, Salvador, Maceió, e o pagamento de parte dos salários”, explicou o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura.

Jogadores do Flamengo-PI denunciaram abandono por parte da diretoria do clube. (Foto: Reproduão)

Durante a fiscalização, os fiscais do trabalho constataram ainda que as carteiras de trabalho dos jogadores não estavam assinadas, entre outras irregularidades. “Durante a nossa fiscalização, verificamos as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, além de documentos, as condições dos alojamentos, dormitórios e ainda entrevistas com os trabalhadores. O clube agora deve se posicionar a cerca das irregularidades encontradas”, pontua Dinavan Araújo, fiscal do trabalho.

Para o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, o episódio demonstra o que o órgão já defendia anteriormente quando propôs a ação para que o Clube não participasse do Campeonato Piauiense de Futebol. “O MPT estava correto quando solicitou que o judiciário impedisse o clube de participar do campeonato. A dívida do clube aumentou e a situação dos atletas é de abandono”, lamentou.

No Campeonato Piauiense de Futebol, o Flamengo do Piauí fez sua pior campanha ao longo da história. Dos 14 jogos, a equipe sofreu 13 derrotas e um empate, somando apenas um ponto em todo a competição. Devido ao desempenho, a equipe foi rebaixada para a Série B. 

Agora, o MPT-PI continua em diálogo com a Diretoria do clube para que as pendencias sejam regularizadas. A expectativa é de que o Clube assine um Termo de Ajuste de Conduta na qual se compromete a regularizar o pagamento que ficou pendente com os trabalhadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES