Neymar está fora da Copa América, afirma médico da Seleção Brasileira

A expectativa é que o astro do futebol retorne aos campos em agosto de 2024, após um período de recuperação de pelo menos nove meses

Neymar está fora da Copa América, afirma médico da Seleção Brasileira | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (19), o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, anunciou que Neymar não participará da Copa América de 2024, agendada para ocorrer entre junho e julho do próximo ano. A expectativa é que o astro do futebol retorne aos campos em agosto de 2024, após um período de recuperação de pelo menos nove meses devido à lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. 

"Não vai ter tempo. É muito cedo. Não adianta querer queimar etapas para recuperá-lo um mês antes, correndo risco desnecessário. Nossa expectativa é que ele esteja sendo preparado para retornar no início da temporada de 2024, a partir de agosto, algo em torno disso", disse Lasmar em entrevista à Rádio 98.

O que mais Lasmar disse?

A cirurgia, em si

"Neymar teve uma ruptura no ligamento e em dois meniscos, interno e externo, e ainda teve estiramentos em ligamentos periféricos. Ele passou por procedimento cirúrgico para correção dessas lesões. Foi feita uma reconstrução do ligamento cruzado. Retiramos um enxerto do joelho para refazer o ligamento rompido. Foi feito um reforço extra-articular para dar ainda mais segurança a esse ligamento cruzado. É como se colocássemos dois ligamentos no joelho para fazer a função do ligamento rompido. E foram feitos reparos, a sutura, dos meniscos rompidos."

Recuperação

"Ele vem se recuperando muito bem. Está com seis semanas de pós-operatório. Vem fazendo trabalho de fisioterapia intensivo. O Rafael Martini está com ele diretamente. Tenho feito algumas visitas presenciais para acompanhar a recuperação. Ele vem evoluindo muito bem. Essa fase inicial é o momento mais difícil. Ele precisa recuperar a flexão e a extensão completa do joelho."

Mobilidade

"Ainda estava com muletas. Agora, a gente está liberando para que comece a pesar, a partir da sexta semana. Ele está recuperando funções importantes para que na fase seguinte a gente comece um pouco mais com fortalecimento e ir todas as fases para se recuperar totalmente."

Neymar com limitações daqui para frente?

"A medicina evoluiu muito. A medicina esportiva acompanha o que há de mais moderno. A expectativa é que ele volte a jogar. Claro que a gente precisa de paciência. É um procedimento em que falar de retorno antes de nove meses é muito precoce. O tempo estimado é alguma coisa em torno disso, é consenso mundial para uma recuperação de ligamento cruzado anterior, ainda mais com lesões periféricas associadas. É importante ter o tempo biológico. É o tempo que o organismo tem para incorporar aquele ligamento, fazendo parte da função natural do joelho. A expectativa é que depois desse tempo ele esteja totalmente recuperado, pronto para voltar a jogar em alto nível, em alta performance, sem restrições. É importante para a seleção. Ele é peça fundamental para a preparação para a Copa 2026."

Por que Lasmar está envolvido

Lasmar foi quem fez a cirurgia em Neymar, em novembro. O jogador se lesionou em outubro, na derrota para o Uruguai, pelas Eliminatórias.

A Copa América será nos Estados Unidos e começa em 20 de junho de 2024. A estreia da seleção é no dia 24. A final está marcada para 14 de julho.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES