Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Nutrólogo dá dicas para amadores da São Silvestre

O nutrólogo Dr. Renato Lobo dá dicas importantes antes e pós prova

Nutrólogo dá dicas para amadores da São Silvestre
sdddddddddddddddddd | Fotologia

Dia 31 de dezembro, em São Paulo, acontece a corrida de rua mais tradicional do país, a São Silvestre. Em sua 94ª edição, atletas profissionais e amadores vão encarar não só os desafios do percurso de 15 quilômetros, como também o forte calor que normalmente faz na capital paulista nessa época do ano. Por essa razão, é importante que os atletas estejam muito bem preparados, e o Jornal Meio Norte te dar as dicas necessárias para aproveitar o seu percurso sem problemas.

\"
(Crédito: Divulgação)

O nutrólogo Dr. Renato Lobo, especializado em nutrologia esportiva, faz algumas recomendações, principalmente para os competidores amadores. “Normalmente o atleta profissional já possui um acompanhamento médico e nutricional ao longo de todo o ano. O problema está com as pessoas que correm eventualmente ou que decidem participar da São Silvestre por festa”, afirmou.

Para esse público, é muito importante beber bastante líquido, de preferência os isotônicos, antes e durante o percurso. “Como a competição é mais duradoura, o atleta precisará de bastante sódio e potássio. Algumas bebidas isotônicas tradicionais são a melhor opção para poder hidratar durante uma atividade intensa, no calor, como a São Silvestre e outras corridas longas”, destaca o nutrólogo.

Pré-competição e no dia anterior é importante ingerir uma quantidade de carboidratos maior, como a macarronada, por exemplo. “Evitar alimento com muita fibra, saladas e frutas, pois pode dar um certo desconforto durante a prova. E mesmo que o carboidrato seja permitido, não corra com a barriga muito cheia.”

\"
(Crédito: pavel1964-Fotolia)

Outra dica importante é o consumo da creatina, um suplemento famoso no mundo das academias por aumentar a massa muscular e ajudar na força. “Poucas pessoas sabem que um dos efeitos da creatina é reter líquido no corpo, ajudando a prevenir desidratação em atividades intensas e a céu aberto. Outro suplemento que pode ser usado é a cafeína, que deixa a pessoa mais disposta e diminui a sensação de cansaço. Já as bebidas isotônicas com carboidrato também contribuem para manter a energia e a disposição.”

Depois da prova, as principais recomendações são manter a hidratação, pelo menos durante duas horas, sempre com bebidas isotônicas, não apenas água, e ter uma alimentação mais balanceada.

Além de todas essas dicas para a São Silvestre, vale destacar a importância da corrida e dos exercícios físicos para a saúde. “Independente da idade os benefícios de praticar atividades físicas são muitos, desde a diminuição da incidência de diversos tipos de câncer e doenças vasculares (infarto, AVC), até a própria estética. Então vale muito a pena, deixa o indivíduo mais funcional, mais ativo, além de ser uma das chaves do antienvelhecimento”, finalizou Renato Lobo.


Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<