O mito do sexo e atletas: é bom ou ruim antes de uma competição? - Mito ou realidade?

Desde a antiguidade, na Grécia e em Roma, pensava-se que a abstinência sexual era necessária, visto que deveria haver uma comunhão entre corpo e espírito. - Mito ou realidade?

Slide 2 de 3
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mito ou realidade?

Como médica especialista em esportes, trabalhei vários anos em um time mexicano de futebol profissional com uma boa trajetória e lembro que os treinadores recomendavam a abstinência sexual aos jogadores e, mesmo durante as reuniões da equipe da Premier League, os jogadores eram impedidos de receber visitantes em seus quartos antes do jogo.

Por outro lado, Dave Wottle, atleta de pista de meia distância que conquistou a medalha de ouro nos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, e Kerrin Lee Garnet, esquiador alpino que conquistou a medalha de ouro na prova de downhill nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 em Albertville, disseram que suas vitórias se deviam em parte à prática de sexo antes das corridas.

Nos Jogos Olímpicos mais recentes, como Londres 2012, o Comitê Olímpico Internacional distribuiu 150 mil preservativos aos atletas, o que gerou uma reportagem especial na CNN em que funcionários administrativos, atletas e médicos deram sua opinião sobre o evento, afirmando que sexo ajuda a relaxar, para estar satisfeito fisicamente e também como uma forma de distração mental da competição.

Eles também mencionaram que não há evidências científicas sobre isso e que o gasto calórico durante a relação sexual é mínimo, então parece que as evidências foram baseadas em experiências anedóticas. No entanto, na medicina, são necessárias evidências científicas para fazer uma recomendação. Na medicina, para prescrever um tratamento ou exercício, as decisões devem ser baseadas no que se chama de evidências. E isso é especialmente importante porque, quando fazemos uma recomendação, devemos garantir que o paciente ou atleta receberá o maior benefício e que não terá o efeito contrário. 

Para tomar uma decisão, as evidências devem ser baseadas em fatos científicos e têm que ser objetivas, verificáveis, reproduzíveis e generalizáveis. Assim, as evidências são obtidas por meio de pesquisas que seguem a aplicação rigorosa do método científico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES