Piauiense Eduardo Gomes usou o boxe para mudar radicalmente de vida

Antes de conhecer o boxe, Eduardo lembra que era um jovem agressivo e que gostava de estar no meio da confusão e brigas de rua

Eduardo Gomes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 24 anos, o lutador de boxe Eduardo Gomes vai disputar seu primeiro título profissional na categoria Super Pena, no dia 15 de abril, no Extreme Boxe, evento esportivo que acontecerá no Centro de Convenções de Teresina, e que terá a presença do campeão de boxe Acelino Popó Freitas que vai entregar o cinturão ao grande vencedor. O piauiense enfrentará o paulita João Victor Lopes.

Antes de conhecer o boxe, Eduardo lembra que era um jovem agressivo, cara de favela e que gostava de estar no meio da confusão e brigas de rua, “mas depois que entrei no boxe foi uma verdadeira reviravolta na minha vida. Era um cara que estava querendo se envolver num mudo errado e da criminalidade, mas depois que conheci o boxe, mudou totalmente o Eduardo”, relata o atleta, mencionando que desde então passou a ter uma outra personalidade e mentalidade, sendo mais focado e sério.

Acostumado a jogar bola com os amigos, Eduardo conta que o boxe entrou em sua vida no começo de 2015, aos 15 anos, quando a presidente da Associação de Moradores do bairro onde morava lhe apresentou o projeto social de boxe. Na oportunidade, ele recorda que todos os amigos começaram a sorrir, mas não levaram a sério. “Eu sempre gostei de luta e já havia praticado caratê e capoeira, mas me apeguei mesmo ao boxe”, relata o atleta, mencionado que os treinos aconteciam apenas nos sábados e domingos, quando conheceu seu atual treinador, professor Marcos Oliveira.

Eduardo Gomes agora se dedica exclusivamente ao boxe e relata história. (Foto: Dívulgação)

A condição do seu mentor para poder participar do projeto, pondera Eduardo Gomes, era ser disciplinado no sentido de não faltar as aulas. De lá até hoje, o atleta vem colhendo os frutos do seu esforço e determinação de brilhar no mundo do boxe que foi, sem dúvida, um divisor de águas em sua carreira.

Leia Mais

Já que vai estar disputando o título profissional em casa, Eduardo diz que a expectativa para essa luta é muito grande, principalmente por conta da pressão que vai sofrer, especialmente porque vai representar o Piauí. “Mas é uma expectativa muito boa, estou me preparando bem, e com certeza vamos sair com vitória neste evento”, diz otimista.

Por ser o único atleta do Piauí reconhecido pelo Conselho Nacional de Boxe, Eduardo falou que é um privilégio para quem correu atrás dos seus objetivos, principalmente por seu histórico de lutas e conquistas, “até porque sou uma inspiração para outros atletas por conta da minha batalha para chegar onde cheguei, de estar neste patamar de conquistar um título nacional que nem todo mundo tem essa oportunidade”, frisa.

Apoio da torcida e alimentação equilibrada

Sobre o apoio da torcida no dia da luta, o atleta se diz eufórico, até mesmo por conta da grande quantidade de pessoas que está buscando garantir seu ingresso para prestigiar as lutas do Extreme Boxe. “São familiares, amigos próximos, conhecidos e alunos, principalmente, que estão atrás de ingresso. É um gás a mais para o atleta, um soco a mais, como se estivesse dizendo: vamos lá Eduardo, vamos lá”, reforça.

Neste período que antecede a luta, Eduardo Gomes destaca sua maratona de treinos visando sua preparação. “São quatro horas por dia de treino; são divididos em treinos de força, físico, técnico e resistência, sendo duas horas pela manhã e duas à tarde, com descanso aos finais de semana ou geralmente no domingo”, explica.

No que diz respeito a sua alimentação, ele disse que como vai lutar na categoria Super Pena, inédita para sua carreira, “corto geralmente o arroz do cardápio, pois é o que pesa mais, e trabalho muito na ingestão de líquido para ajudar na perda do peso mais rápido”, pondera.

Como o lado emocional é importante para o atleta, Eduardo esclarece que a pressão é bem mais intensa antes da luta. “É aquela ansiedade, aquela vontade de mostrar tudo que você aprendeu, esperando que o dia da luta chegue logo para sentir aquela emoção e adrenalina”, diz.

Por fim, Eduardo manda um recado para quem estiver interessado na carreira de lutador de boxe. “A dica que dou é manter o foco sempre no seu objetivo e trabalhar muito, pois se você trabalhar e não focar, nunca vai alcançar seu objetivo, e continuar sonhando, sempre com os pés no chão”, conclui.

O Extreme Boxe tem apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Federação Piauiense de Boxe e Conselho Nacional de Boxe com a realização da Kalor Produções e Bizz Entretenimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES