Projeto de lei inclui Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas na Pátria

Pelas redes sociais, Kajuru pediu o apoio dos senadores para a aprovação da matéria.

Rei Pelé | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senadores fizeram nesta terça-feira (3) as últimas homenagens a Pelé, que pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Edson Arantes do Nascimentoque lutava contra o câncer de cólon, morreu na última quinta-feira (29). O projeto de lei que insere o nome de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi apresentado nesta terça-feira pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Pelas redes sociais, Kajuru pediu o apoio dos senadores para a aprovação da matéria. Na justificativa do projeto, ainda sem número, ele explica os motivos pelos quais entende que Pelé é merecedor da homenagem.

Pelé vai ser homenageado (Arquivo Pessoal)

Leia Mais

“Dono de um talento raro, quebrou recordes, ganhou reconhecimento nacional e internacional e se transformou no maior nome da história do esporte mais popular do mundo. Pelé foi reconhecido como o atleta do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi o brasileiro que mais projetou o nome do Brasil no Planeta Terra. Por este e outros motivos, merece ser lembrado e eternizado como herói de nossa pátria”, disse Kajuru.

Também nesta terça-feira, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) se manifestou no Twitter. “Milhares de pessoas acompanharam o cortejo com o caixão do Rei Pelé pelas ruas de Santos. Por onde o caminhão de bombeiros passou, as pessoas aplaudiam e choravam ao se despedir do Rei do Futebol. Imagens que jamais serão esquecidas”, publicou o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) compartilhou uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Pelé e afirmou que o brasil "deve muito" ao jogador. “Pelé eterno! O Brasil deve muito a Edson Arantes do Nascimento. Lamentamos e prestamos homenagens ao ser humano, que nos deixou, mas a lenda seguirá viva. O legado de Pelé é eterno”, afirmou.

Comenda

Outro projeto, apresentado em 2019, busca homenagear Pelé dando seu nome a uma comenda destinada a homenagear esportistas brasileiros de destaque: o PRS 111/2019, do senador Romário (PL-RJ), cria a Comenda Rei Pelé. A intenção, segundo o senador, é reafirmar a história de Pelé e incentivar novos atletas e esportistas a honrar o nome do Brasil.

“Como atleta profissional, participou decisivamente de três títulos mundiais do Brasil. Levou o nosso futebol ao patamar de referência e potência mundial. Transformou-se no mito sagrado dos gramados em todo o planeta. Virou o Rei do Futebol”, declarou Romário ao apresentar o projeto.

Esse projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado (CE), com alterações feitas pela relatora da matéria, a senadora Leila Barros (PDT-DF). Ela aumentou o número previsto de homenageados — de um para quatro por ano. Agora o projeto aguarda decisão da Comissão Diretora da Casa. (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES