O treinador Tite tem cerca de 85% do grupo que embarca para o Catar definido, segundo informações do Estadão recentemente. Embora parte significativa da lista esteja certa, há vagas importantes a serem preenchidas.

Hoje, são 45 jogadores disponíveis para Tite, mas somente 26 serão convocados no dia 7 de novembro. A maior parte do elenco já está definida.  Nas laterais, são poucas as opções. No ataque, sobram alternativas.

Danilo está garantido de um lado e Alex Sandro, do outro. Na defesa, resta um zagueiro para se juntar a Marquinhos, Thiago Silva e Eder Militão.

Ampliação da lista

A ampliação da lista de 23 para 26 nomes permitida pela Fifa foi um alento para Tite, que avisou que vai privilegiar o ataque, convocando dois atletas a mais para o setor. A outra vaga pode ser ocupada por um defensor ou um meio-campista. É, ainda, uma incógnita.

Antony, Gabriel Jesus, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinicius Junior viajarão ao Catar. É muito improvável que algum deles seja alijado da lista final. Todos mostraram evolução durante o ciclo para o Mundial e quatro deles - Antony, Gabriel Jesus, Raphinha e Richarlison - mudaram de clube nesta temporada.

Seleção brasileira: conheça os jogadores garantidos na Copa do Mundo - Imagem 1

Jornada 

Vinicius Junior continua sua jornada de destaque, com gols, passes, dribles e danças na Espanha, dando resposta aos ataques racistas que tem sofrido. A tendência é de que Rodrygo, companheiro de Vini no Real Madrid, também esteja na relação final. Vini pode ser um concorrente de Neymar como destaque do time. 

Meio de campo 

O meio de campo está praticamente definido. É certo que Casemiro, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho estarão na Copa. No entanto, a comissão técnica não descarta convocar mais um atleta para o setor.

Éverton Ribeiro, do Flamengo, tem sido convocado com frequência e corre na frente nessa disputa. Danilo, jovem do Palmeiras, vive declínio técnico justamente depois de ter tido uma chance na seleção, mas também é um nome cogitado. Os outros são Arthur, do Liverpool, e Douglas Luiz, do Aston Villa.

Neymar 

Neymar começou a temporada pelo Paris Saint-Germain a fim de jogo, com o brilho que não mostrou na temporada anterior, e pretende liderar o Brasil no Catar. O craque brasileiro tem 11 gols e oito assistências em 11 partidas. 

Programação até a Copa

A CBF tem de enviar uma relação com 55 nomes para a Fifa até 21 de outubro. O anúncio da lista final, com 26 jogadores, será feito no dia 7 de novembro.