Sete novas regras entram em vigor no futebol; confira detalhes de cada uma

A medida visa esclarecer situações de jogo para evitar a repetição de lances controversos ocorridos no passado

Sete novas regras entram em vigor no futebol; confira detalhes de cada uma | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir deste mês, estão em vigor sete alterações nas regras do futebol, determinadas pela IFAB (International Football Association Board), visando esclarecer situações de jogo e evitar a repetição de lances controversos ocorridos no passado. Confira a seguir as novidades estabelecidas por essa entidade.  

COMPORTAMENTO DOS GOLEIROS EM PÊNALTIS

Após as provocações de Emiliano Martínez, goleiro da seleção argentina, durante as disputas de pênaltis na Copa do Mundo, a IFAB realizou debates e modificou a regra em relação ao comportamento dos goleiros. A nova medida estabelece que os goleiros devem permanecer sobre a linha de gol, encarando o cobrador, sem realizar ações que possam distrair ou perturbar o adversário, além de evitar atrasar a cobrança. Além disso, os goleiros não podem tocar nas traves ou na rede. 

ACRÉSCIMOS POR COMEMORAÇÃO

A partir de agora, os árbitros também levarão em consideração o tempo desperdiçado durante as celebrações de gol ao decidir o tempo de acréscimo em cada período da partida.

NA DÚVIDA, CARTÃO PARA O TREINADOR

Conforme a nova regra, caso o árbitro não consiga identificar um membro específico da comissão técnica ou um jogador reserva que tenha cometido uma infração, o cartão deverá ser mostrado ao treinador da equipe.  

INVASÃO DE CAMPO ANTES DO GOL

Segundo a nova regra, se um jogador ou membro da comissão técnica da equipe que marcar um gol estiver dentro de campo e interferir diretamente na jogada, o gol será anulado e a partida reiniciada com uma falta no local onde o "invasor" estava. No entanto, se não houver interferência no lance, o gol será considerado válido. Da mesma forma, se um jogador ou membro da comissão técnica da equipe que sofreu o gol invadir o campo e interferir diretamente na jogada, o gol também será validado. 

JOGADOR IMPEDIDO RECEBE BOLA DO ADVERSÁRIO

A nova regra estabelece explicitamente que um atacante que esteja em posição de impedimento e receba a bola de um adversário que tinha "total controle" dela será considerado habilitado para jogar. A única exceção a essa regra ocorre quando um goleiro rebate um chute adversário e a bola chega a um jogador em posição de impedimento. Nesse caso, o lance será anulado. No entanto, se a arbitragem entender que o defensor que tocou na bola não tinha "total controle" sobre ela quando a passou para o adversário, o impedimento também será marcado.

CARTÃO VERMELHO EM PÊNALTI

A nova recomendação estabelece que o árbitro só deve expulsar um jogador que cometa uma penalidade se ele não tiver feito qualquer tentativa de disputar a bola em momento algum. Caso o jogador cometa a infração, mas tenha demonstrado qualquer esforço para interromper a jogada da bola, ele não será expulso.

ÁRBITRO ASSISTENTE RESERVA COM PODER

Anteriormente, a regra estabelecia que apenas o árbitro principal, os assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais tinham permissão para dar suas opiniões durante a partida. Agora, uma alteração permite que o árbitro assistente reserva, que também é parte da comissão de arbitragem, participe das comunicações entre eles.

(Com informações da Folhapress)  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES