Taça Guanabara: Vasco vence o Flamengo com golaço de Puma Rodríguez

Puma Rodríguez marca o único gol do Clássico dos Milhões, que deixa o Cruz-Maltino dependendo só de si para avançar na Taça Guanabara. Rubro-Negro segue na liderança

Avalie a matéria:
Puma Rodriguez | Armando Paiva - Lance!
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maracanã lotado e um jogo cheio de alternativas: Flamengo e Vasco fizeram  um clássico daqueles neste domingo, pela 10ª rodada da Taça Guanabara. O desfecho foi com festa cruz-maltina: com um golaço de Puma Rodríguez,  o time de São Januário venceu por 1 a 0 e quebrou uma sequência de três jogos sem vencer o adversário. É a primeira vitória do Vasco no clássico desde abril de 2021.

O resultado levou o Vasco aos 20 pontos na Taça Guanabara. Assim, o time de Maurício Barbieri vai para a última rodada do turno dependendo apenas de si. O jogo é contra o Bangu, na quinta. O Flamengo, líder com 22, encara o Fluminense, na quarta, e garante o primeiro lugar com um empate.

O ambiente no Maracanã, com mais de 69 mil torcedores, não dava outra alternativa aos times se não atuar com muita intensidade desde o apito inicial. E assim foi. O Flamengo, novamente atuando com um linha de três defensores, foi quem tomou a iniciativa. Um Arrascaeta "ligado" acertou a trave de Léo Jardim logo aos dois minutos. Foi dos pés do uruguaio que saiu o passe para Gabigol na melhor chance do primeiro tempo, mas o goleiro adversário defendeu o chute do camisa 10.

Puma Rodríguez marcou um golaço e garantiu a vitória do Vasco sobre o Flamengo (Armando Paiva / LANCE!)

A maior posse de bola (61%) e o número de finalizações expressivo (14 do Flamengo contra três do Vasco) não significaram um jogo sob controle para o time de Vítor Pereira. Se a formação rubro-negra anulou as subidas de Piton e Pumita, preocupados com os avanços de Varela e Ayrton Lucas, o time de Maurício Barbieri produziu os melhores lances em escapadas velozes, principalmente pelo lado direito. Foi por ali que Pec, aos 12, encontrou Pedro Raul na entrada da área. O centroavante girou em cima da marcação e finalizou forte, balançando a trave do goleiro Santos.

Na sequência, em lance iniciado da mesma forma, Pedro Raul recebeu de Alex Teixeira dentro da área e finalizou por cima. Foi o melhor momento do Cruz-Maltino no primeiro tempo, dominando o jogo até a pausa para hidratação. Depois dos 20 minutos, o Flamengo reassumiu o domínio das ações, mas teve dificuldade para entrar na área. Assim, passou a arriscar de fora - sem sucesso.

E aos 23, em cobrança de falta de Alex Teixeira, Pedro Raul voltou a acertar a trave de Santos, ao subir mais alto que a zaga rubro-negra. Até o intervalo, as chances claras não mais aconteceram.

Puma Rodríguez comemora gol que deu vitória do Vasco diante do Flamengo. (Foto: Divulgação)

Leia Mais

Na volta do intervalo, Vítor Pereira foi obrigado a lançar Everton Cebolinha no lugar de Thiago Maia, que sofreu uma pancada no pé esquerdo. A mudança fez o Flamengo voltar a atuar com uma linha de quatro na defesa, dando menos liberdade aos laterais. E, logo aos três minutos, Pumita Rodríguez teve a primeira chance de ir ao ataque e marcou um golaço. A zaga rubro-negra afastou cruzamento, mas o uruguaio do Vasco, de primeira, acertou um chutaço, sem chances para Santos.

 Aos seis, o Flamengo quase empatou. Gabigol tentou uma meia-bicicleta após Everton Ribeiro escorar cruzamento na segunda trave, mas a bola saiu à direita da meta de Léo Jardim. O time de Vítor Pereira ensaiou uma pressão, e os técnicos mexeram nas equipes antes da parada técnica.

A pausa novamente fez bem ao Vasco, que aproveitou a desatenção do Flamengo para ir ao ataque. Após disputa, a bola ficou viva na área rubro-negra e Ayrton Lucas, pressionado por Pec, vacilou e cometeu pênalti em Marlon Gomes. Pedro Raul foi para a bola, mas cobrou mal: Santos defendeu.

A defesa levantou a moral do Flamengo, que, já com os jovens França e Gonçalves em campo, partiu para cima do Vasco. O time de Barbieri não conseguiu mais reequilibrar o jogo, mesmo após as entradas de Figueiredo, Nenê e Barros. Aos poucos, o Cruz-Maltino foi empurrado para a defesa.

Apesar de ocupar o campo ofensivo, o Flamengo demorou a ameaçar, de fato, o gol de Léo Jardim. A primeira grande chance veio aos 34, com chute de fora da área de Everton Cebolinha. Na sequência, Matheus Gonçalves deu ótimo toque por elevação e Gabi dividiu com Léo Jardim. Nos dois lances, a participação de Léo Jardim foi decisiva para o Vasco seguir em vantagem no placar.

Aos 41, foi a vez de Gabigol arriscar da entrada da área. A finalização tinha endereço certo, mas o camisa 1 se esticou todo e foi lá conferir, mais uma vez, para evitar o gol de empate do Flamengo.

A bola ficou com o Rubro-Negro até o fim, mas a festa foi do Cruz-Maltino após o apito final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES