Tragédia no Ironman: dois atletas perdem a vida durante etapa de natação

Embora as identidades das vítimas não tenham sido divulgadas, sabe-se que um deles tinha aproximadamente 40 anos e o outro cerca de 60.

As vítimas estavam participando da prova de natação quando morreram | Fábio Falconi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma atmosfera de luto paira sobre a comunidade triatleta. No decorrer do evento Ironman Cork, no último domingo (20), um triste acontecimento se desenrolou, com a perda de dois competidores durante a etapa de natação. Os detalhes referentes a essa trágica fatalidade não foram divulgadas pelos organizadores da competição, que teve lugar na localidade de Youghal, situada no sul da Irlanda.

"É com profunda tristeza que confirmamos o falecimento de dois participantes do evento. Durante a fase de natação no domingo, a equipe de segurança prontamente prestou assistência médica ao perceber que os atletas estavam necessitados de auxílio. Expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos dos atletas, estendendo nosso comprometimento em proporcionar apoio durante este período de adversidade. Rendemos nossa gratidão à equipe de segurança e aos paramédicos que atuaram diligentemente para prover cuidados médicos aos atletas", conforme comunicado divulgado pela organização do Ironman Cork.

Embora as identidades das vítimas não tenham sido divulgadas, sabe-se que um deles tinha aproximadamente 40 anos e o outro cerca de 60. Ambos perderam suas vidas no local do evento.

O evento Ironman Cork originalmente estava agendado para o sábado (19), mas devido às condições climáticas adversas, foi adiado para o domingo. A etapa de natação, devido à água em más condições, teve seu trajeto reduzido de 3,8 km para 1,9 km. O evento também incluía uma etapa de ciclismo de 90 km e uma etapa de corrida de 21,1 km.

Leia Mais

Mais sobre a modalidade

O surgimento do triatlo teve origem em San Diego, nos Estados Unidos, no ano de 1974. Em um clube de atletismo, durante as férias concedidas aos seus atletas, uma abordagem inusitada foi adotada: planilhas de treinamento eram compartilhadas para que os atletas pudessem "descansar" um pouco dos treinos e competições regulares. Ao retornarem das férias, os treinadores submetiam seus atletas a testes para confirmar a aderência à planilha.

As atividades propostas consistiam em nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros e correr 5 quilômetros. A recepção entusiástica dos atletas em relação a essa dinâmica levou a pedidos para que os treinadores repetissem a experiência nas férias subsequentes.

Em fevereiro de 1978, aconteceu o primeiro Iron Man do Havaí, que contou com a participação de 15 atletas e teve como vencedor um motorista de táxi chamado John Haley. O evento alcançou um sucesso notável, e desde então, anualmente (sempre em outubro), mais de 3.000 atletas se empenham em superar esse desafio no Havaí.

O triatlo estreou no programa olímpico durante os Jogos de Sydney em 2000, apresentando o formato atual de 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Curiosidades:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES