Vini Jr. tem lei sancionada e recebe homenagem histórica no Maracanã

Dentre as suas iniciativas, a medida sancionada determina a interrupção ou encerramento da partida em caso de conduta racista.

Vinicius Júnior recebe homenagem histórica no Maracanã e tem lei sancionada | Evelyn Lee/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinicius Júnior recebeu diversas homenagens nesta quarta-feira (05) diante dos marcos no combate contra os atos racistas no futebol. O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira cravou seus pés na Calçada da Fama do estádio Maracanã. Além disso, o jogador recebeu medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto, ainda foi consagrado com o título de Cidadão Carioca.

O evento também marcou a sanção da Lei nº 10.053/23, popularmente conhecida como Lei Vini Jr. Dentre as suas iniciativas, a medida determina a interrupção ou encerramento da partida em caso de conduta racista, tal como ocorreu com o jogador do Real Madrid durante o confronto contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol, no final de maio.

Durante a ocasião, Vini Jr. relatou que parte da torcida adversária o insultou com termos racistas, como "macaco", além de imitarem sons de macacos na arquibancada. No final da partida, o jogador brasileiro acabou sendo expulso após se envolver em uma confusão com o goleiro da equipe rival.

Vinicius Júnior recebe homenagem histórica no Maracanã e tem lei sancionada (Foto: Evelyn Lee/Divulgação)O jogador do clube merengue expressou sua gratidão pelo apoio da família após as homenagens recebidas. “Tudo que eu recebi aqui hoje, eu espero que a minha família esteja orgulhosa de mim por tudo o que eles fizeram para eu chegar até aqui. Eu sou muito novo e não esperava isso tão novo.”

“Estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios em um lugar especial para mim. Lugar que assisti muitos jogos do Flamengo. Tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e por esse lugar. Estou feliz e fico me perguntando se mereço tanto”, completou.

Outra lei sancionada nesta quarta-feira institui o Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol, a ser celebrado no dia 7 de abril. A presença do jogador no Maracanã foi uma iniciativa da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro. O conjunto de leis sancionadas recebeu o nome de Política Estadual Vini Jr.

A nova legislação apresenta uma série de medidas destinadas ao combate das práticas racistas no futebol no Rio de Janeiro. Entre as iniciativas destacam-se a divulgação e realização de campanhas educativas, a possibilidade de interrupção de partida em curso, além de permitir que qualquer cidadão informe as autoridades sobre condutas racistas nos estádios.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES