Programa reduz espera cirúrgica com mutirão oftalmológico em Timon

Serão realizadas mais de 100 cirurgias de catarata e 35 de pterígio, totalizando cerca de 200 cirurgias oftalmológicas para tratar essas condições.

Programa reduz espera cirúrgica com mutirão oftalmológico em Timon | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão deu início, nesta sexta-feira (20), ao Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, localizado em Timon. Essa ação de saúde continuará no sábado (21) e vai beneficiar cerca de 200 pacientes.

A iniciativa é uma continuação do programa "Saúde em Ação" e é direcionada aos pacientes que passaram por triagem nos dias 14 e 15 de outubro no Instituto Federal do Maranhão (Ifma) em Timon. 

O deputado estadual Leandro Bello, do partido Podemos, expressou seu apoio à ação e comemorou o primeiro dia de Mutirão. O parlamentar foi responsável por destinar recursos para a realização dos procedimentos. “Estou muito feliz em estar aqui, no Alarico Nunes Pacheco, para constatar de perto a alegria no rosto dessas pessoas que estão fazendo a cirurgia de catarata. Vão ser cerca de 200 atendimentos, hoje e amanhã, e esse é apenas o primeiro mutirão de catarata durante o nosso mandato, muitos mutirões estão por vir”, falou.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o compromisso do governo com a saúde do Maranhão. "Fortalecer a saúde do Maranhão sempre foi um compromisso do governador Carlos Brandão. O mutirão é mais uma ação para otimizar as cirurgias eletivas oftalmológicas, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes. E, para nós, o objetivo é ampliar esse cuidado."

Ao longo da sexta-feira (20) e sábado (21), serão realizadas mais de 100 cirurgias de catarata e 35 de pterígio, totalizando cerca de 200 cirurgias oftalmológicas para tratar essas condições.

A catarata, caracterizada pela opacidade do cristalino do olho, pode causar visão nublada e dificultar atividades como a leitura e a condução de veículos. O pterígio, por sua vez, é uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos e, em casos avançados, pode afetar significativamente a visão. Suas causas variam desde exposição inadequada à luz solar até a sequidão nos olhos e irritação causada por poeira e vento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES