26% dos brasileiros não pretendem tomar vacina contra dengue, aponta pesquisa

Os que pretendem somam 26% e os que não se decidiram 5%. O estudo ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios

26% dos brasileiros não pretendem tomar vacina contra dengue, aponta pesquisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado pela pesquisa Quest divulgado neste domingo (10), revela que pelo menos 26% dos brasileiros não pretendem tomar a vacina contra a dengue. Além dos que se recusam a tomar, a pesquisa também ouviu os que desejam tomar o imunizante e os que ainda não se decidiram. Os que pretendem somam 26% e os que não se decidiram 5%. O estudo ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios.

Divisão por região: a pesquisa foi encomendada pela Genual Investimentos, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo a análise, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Nas regiões, o Sul apresentou o maior percentual de pessoas que não pretendem se vacinar contra a dengue, com 34%, seguido pelo Sudeste (26%), Centro-Oeste/Norte (24%) e Nordeste (23%).

Pesquisa por idade: por faixa etária, o grupo entre 35 e 59 anos possui o maior percentual de pessoas que não desejam se vacinar, com 29%, enquanto os grupos de 16 a 34 anos e de 60 anos ou mais têm 24% e 23%, respectivamente. Em relação à escolaridade, aqueles com ensino médio completo ou incompleto lideram, com 28% dos entrevistados que não planejam se vacinar.

Renda e eleitores de Bolsonaro: no que diz respeito à renda familiar, os entrevistados com renda de mais de dois salários mínimos até cinco salários mínimos têm o maior percentual de pessoas que não pretendem se vacinar, com 28%. Quanto à escolha de voto no 2º turno das eleições de 2022, os eleitores de Jair Bolsonaro apresentaram o maior percentual entre os que não querem se vacinar contra a dengue, com 40%.

Nordeste lidera positivamente: a pesquisa também revelou que 55% acreditam que o governo está fazendo o possível para controlar a disseminação da dengue, enquanto 40% consideram a atuação insuficiente. Por região, o Nordeste lidera a confiança no governo, com 67%, e por faixa etária, os entrevistados com 60 anos ou mais são os que mais acreditam na eficácia das ações governamentais, com 67%. Quanto à responsabilidade de controlar a disseminação da dengue, 51% dos entrevistados apontam as prefeituras, 22% o governo federal e 22% ambos os governos. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 5%.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES