80% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Timon estão em residências

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%.

80% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Timon estão em residências | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o levantamento realizado pelo Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) em Timon,  entre os dias 13 a 17 de março, apontou que 80% dos focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, foram identificados em residências. O índice de infestação é de  1.9%. Ao todo, foram vistoriados 2.700 imóveis.

O coordenador de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Dolamito Marques, explica que o percentual significa que o município está em situação de risco intermediário e que a população precisa fazer sua parte.

80% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Timon estão em residências | Foto: Divulgação

“Todos os nossos agentes de endemias participaram do LIRAa. Realizamos vistorias em todas as regiões da zona Urbana do município. O índice 1.9% nos coloca em alerta e precisamos do apoio da população, principalmente nesse período chuvoso, para evitar a proliferação do mosquito. Nas nossas visitas constatamos que 80% dos focos estão nas residências. Cuidem dos seus quintais, não deixem água acumular”, pede Dolamito Marques.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4.

80% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Timon estão em residências | Foto: Divulgação

Entre os bairros com maior foco de infestação do mosquito, estão Parque Piauí, São Benedito, Formosa, Planalto Formosa, Cidade Nova, Vila Angélica, Mutirão e Joia.

O LIRAa é um levantamento que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes.

MEDIDAS DA PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao Aedes Aegypti. Em fevereiro, o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, foi a São Luís solicitar carro fumacê à Secretaria de Estado da Saúde.

80% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Timon estão em residências | Foto: Divulgação

“O envio de carro fumacê e inseticidas é pelo Governo do Estado e estamos aguardando. Também estamos promovendo ações preventivas, com os agentes de endemias, realizando vistorias em imóveis de segunda a sexta, além de mutirões de combate ao Aedes aegypti aos sábados. Somente no últimos sábado, os agentes de endemias vistoriaram mais de 470 residências durante mutirão de combate ao Aedes aegypti. Também realizamos campanhas educativas de conscientização nas redes sociais, em pontos estratégicos da cidade e em escolas”, ressalta o secretário Márcio Sá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES