Afogamentos provocam 5,7 mil mortes por ano no país, segundo levantamento

Nem todos os lugares terão salva-vidas profissionais. Os banhistas devem, portanto, seguir algumas dicas

Afogamentos provocam 5,7 mil mortes por ano no país, segundo levantamento | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As praias, rios e piscinas são locais incríveis para se divertir, mas é fundamental ter muita cautela. Infelizmente, os afogamentos ainda representam uma preocupação séria no Brasil, levando a 5,7 mil mortes por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Esses incidentes acontecem tanto em balneários, rios quanto em piscinas.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas, que responde a uma média de 35 a 40 ocorrências de afogamentos anualmente, enfatiza que grande parte desses casos decorre da imprudência dos próprios banhistas. Para ajudar a prevenir esses riscos, Cabo Guaracy, um bombeiro salva-vidas de Manaus, uma cidade famosa por suas praias fluviais, compartilha algumas dicas importantes.

“Tudo começa antes do afogamento, quando a pessoa se afasta da área de segurança, mistura bebida alcoólica com água, desobedece às placas de sinalização. Então, esses são os principais erros que levam uma pessoa a se afogar”, diz o salva-vidas. Para ele, a prevenção é o melhor caminho para evitar ocorrências.

Nem todos os lugares terão salva-vidas profissionais. Os banhistas devem, portanto, seguir algumas dicas caso o pior aconteça e ocorra um afogamento.

“A primeira coisa é procurar um meio de flutuação, seja uma garrafa pet, uma boia, aqueles macarrões [de piscina]. Eles sempre vão ajudar a pessoa. Até um cabo de vassoura, desde que você não se ponha em risco [ao tentar salvar a vítima]. Esses são chamados os meios de fortuna para que a pessoa possa ajudar aquela que está se afogando”, explica Cabo Guaracy.

Com esses conhecimentos, os banhistas podem tomar um sol e se refrescar do calor, mas sempre com muito cuidado. “É necessário se divertir, criar esses momentos em família. Isso é bom principalmente na infância, mas também ter o olhar redobrado”, diz Cristina Leite.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES