Timon avança em saneamento e em breve deve se tornar uma das cidades mais saneadas do país. A Águas de Timon inaugura na próxima terça-feira (5), a partir das 9h, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. O evento contará com a presença da prefeita Dinair Veloso e demais autoridades. A operação da ETE Flores marca o salto na cobertura do tratamento de esgoto da cidade, de 3% para 33%. Mais de 48 mil moradores serão diretamente beneficiados.

Até o ano de 2026, toda a zona urbana de Timon terá esgoto tratado, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. Vale ressaltar que o Novo Marco Legal do Saneamento estabelece que até 2033 todas as cidades brasileiras tenham 90% com acesso à coleta e tratamento de esgoto. Assim, Timon garantirá que toda a sua população tenha esgoto tratado antes do prazo previsto em lei.

Timon avança em saneamento (Foto: reprodução)Timon avança em saneamento (Foto: reprodução)

Com capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, a ETE Flores conta com moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. Para avançar na cobertura, a Águas de Timon implantou 30 km de rede de esgoto e recuperou outros 40 km de rede, além de planejar a execução de 7.575 novas ligações, conectando os imóveis às redes disponíveis. Integram ainda a infraestrutura linha de recalque instalada sob a ferrovia Transnordestina e uma Estação Elevatória de Esgoto.

A ETE Flores conta com tratamento preliminar, tratamento biológico anaeróbio, desinfecção e lançamento do efluente tratado. O espaço também abrigará o laboratório de controle de qualidade; sistema de secagem e elevatória de lodo. Essa fase compreende o primeiro de oito módulos projetados para tratar todo o esgoto da cidade.