Alerta! Previsão indica El Niño intenso que pode durar até o fim de 2023

No Brasil, por exemplo, ele tende a causar seca nas regiões norte e nordeste, enquanto aumenta as chuvas na região sul.

El Niño tem preocupado autoridades climáticas por conta dos seus efeitos no planeta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou que as condições para o surgimento de El Niño em 2023 estão presentes. Essa constatação também é ratificada por entidades como o Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade. De acordo com as previsões, é altamente provável que El Niño seja um dos mais intensos dos últimos 70 anos.

Em maio, a temperatura do Oceano Pacífico foi a quarta mais alta desde 1973. Esse indicador é um dos utilizados para prever a ocorrência de El Niño, embora possa haver exceções. Em anos como 1997 e 2005, o calor registrado em maio foi seguido pelo fenômeno nos meses seguintes. No entanto, em 1980, mesmo com o terceiro maio mais quente da série histórica, El Niño não se manifestou.

A elevação das chuvas na região da Linha do Equador e a diminuição na Indonésia são outros indícios de que o El Niño está se formando. De acordo com o governo dos Estados Unidos, existe uma probabilidade de 84% para a versão moderada do fenômeno, 56% para a versão mais intensa, 12% para a versão mais fraca e 7% de chance de que o El Niño não ocorra em 2023.

Se confirmado, espera-se que o El Niño persista pelo menos até o final de 2023, conforme prevê o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil. Em geral, o fenômeno tem uma duração de nove a 12 meses, mas pode se estender por vários anos.

Sobre o fenômeno

Leia Mais

O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal e prolongado da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, estendendo-se da costa da América do Sul até o centro do Pacífico Equatorial. Durante esse fenômeno, que normalmente começa a se desenvolver no segundo semestre do ano, as temperaturas da água ficam pelo menos 0,5°C acima da média por um período de tempo prolongado, geralmente de no mínimo seis meses. É importante ressaltar que o El Niño não possui uma duração definida e pode persistir por até dois anos ou mais.

Mudanças 

Além do impacto na temperatura do Oceano Pacífico, o El Niño também influencia o clima em diferentes regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, ele tende a causar seca nas regiões norte e nordeste, enquanto aumenta as chuvas na região sul. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há evidências científicas de que o fenômeno afete o regime de chuvas nas regiões sudeste e centro-oeste do país.

É importante destacar que as mudanças climáticas não afetam diretamente a ocorrência do El Niño, conforme afirmado por cientistas da Organização Meteorológica Mundial. No entanto, essas transformações do clima podem agravar os impactos do fenômeno, como o aumento do calor intenso e a ocorrência de chuvas mais intensas. Portanto, embora as mudanças climáticas não influenciem a formação do El Niño, elas podem amplificar os efeitos associados a ele.

Caso a ocorrência do El Niño em 2023 seja confirmada, será a 11ª vez que esse fenômeno ocorre desde 1983. Nos anos de 1983, 1987, 1988, 1992, 1995, 1998, 2003, 2007, 2010 e 2016, o El Niño foi verificado. Embora o fenômeno não tenha uma regularidade definida para acontecer, os cientistas observam que ele se repete, em média, pelo menos uma vez a cada sete anos. Essa variação na periodicidade do El Niño ressalta a complexidade e a dinâmica dos sistemas climáticos envolvidos nesse fenômeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES