Anac: Leilão de Congonhas e mais 14 aeroportos será no dia 18 de agosto

Lote da sétima rodada de concessão de aeroportos inclui terminais de São Paulo, Rio, Minas, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá.

Anac marca leilão de Congonhas e outros 14 aeroportos para agosto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta segunda-feira os editais e contratos que promovem a concessão de 15 aeroportos, além de marcar o leilão desses terminais para 18 de agosto. Essa será a sétima rodada de concessão de aeroportos.

Entre os 15 terminais a serem leiloados está o de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país, pelo qual passam cerca de 22,7 milhões de passageiros por ano.

Anac: Leilão de Congonhas e mais 14 aeroportos será no dia 18 de agosto- Foto: Reprodução

Leia Mais

Segundo a Anac, os 15 aeroportos da sétima rodada respondem por 15,8% da movimentação des passageiros domésticos no mercado brasileiro de transporte aéreo.

A concessão foi autorizada no último dia 1º pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com os estudos de viabilidade das privatizações realizados em 2019, os novos investimentos nos 15 aeroportos devem totalizar cerca de R$ 7,3 bilhões, dos quais R$ 3,4 bilhões somente em Congonhas.

Os terminais a serem leiloados na sétima rodada são:

Esse lote de concessões aeroportuárias foi aprovado pela Anac em dezembro de 2021 – na época, ainda estava incluído no pacote o aeroporto Santos Dumont, no Rio.

Em fevereiro, o governo atendeu a um pedido do governo do Rio de Janeiro e retirou o Santos Dumont do pacote – a previsão é que essa concessão seja feita no segundo semestre de 2023, junto com o terminal do Galeão.

Os ministros do TCU determinaram que a área técnica do tribunal fará uma auditoria para avaliar os serviços públicos oferecidos pelas concessionárias, principalmente em critérios de qualidade, segurança e rapidez dos investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES