Árvore Penteada se torna patrimônio histórico e ambiental do Piauí

A Lei de autoria da deputada Teresa Britto (PV), foi sancionada pelo governador Wellington Dias (PT).

I | I
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  Árvore Penteada, um dos pontos turísticos mais conhecidos do município de Luís Correia, no litoral do Estado, agora é patrimônio histórico e ambiental do PiauíA Lei de autoria da deputada Teresa Britto (PV), foi sancionada pelo governador Wellington Dias (PT) e publicada na última edição do Diário Oficial. 

Com a decisão, fica proibido qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada ou remoção do bem tombado do terreno onde se encontra plantado, devendo ser utilizado todos os meios técnicos, fitossanitários, operacionais e científicos apropriados à manutenção, conservação e preservação de sua integridade física.

Lei: Árvore Penteada se torna patrimônio histórico e ambiental do Piauí (Foto: João Albert)

“Fica considerado patrimônio histórico ambiental de interesse público, para fins de tombamento, por seu valor natural, paisagístico, cultural e socioambiental, a árvore conhecida localmente como Árvore Penteada, situada no município de Luís Correia Piauí. Art. 2º Para efeitos desta Lei, entende-se a Árvore Penteada aqui tombada como um bem imóvel por acessão natural, devendo ser garantido pelo poder executivo estadual a ambiência do entorno do bem tombado e a visibilidade do mesmo de forma a garantir o seu caráter cultural, ambiental e paisagístico. A árvore tombada fica imune a corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva e todo e qualquer dano que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário”, destaca a decisão. 

Para a deputada, a Árvore Penteada constitui um dos principais atrativos turísticos de Luís Correia, recebendo um número exponencial de turistas e se constitui em símbolo da cidade, de imensurável importância para a valorização da identidade piauiense e de pertencimento para os seus habitantes.

“O Poder Executivo estadual, por seu órgão competente, se compromete a: § 1º Demarcação de área mínima ao redor da referida árvore, para a sua adequada conservação. § 2º Promoção do emplacamento do local, assegurando seu total tombamento e preservação ecológica para a posteridade, confirmando que é perfeitamente possível conciliar o progresso e o respeito que é devido à cultura e ao meio Ambiente. § 3º Respeitado o Plano de Manejo, será permitida a coleta dos frutos, de modo agroextrativista pela população local, assim como visitas e excursões de comunidades, escolas, pesquisadores, entre outros, desde que se garanta a sua integridade física”, pontua ainda a decisão. 

-  Ponto turístico Árvore Penteada será reformado e ampliado em Luís Correia

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES