Assessor técnico da Sedec defende realização de censo arbóreo em Teresina

Em janeiro deste ano, uma idosa de 67 anos morreu e uma pessoa ficou ferida depois que uma árvore caiu sobre um quiosque em Teresina

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período chuvoso, quanto mais arborizada é uma região, há mais chance de queda de galhos e árvores na zona urbana de uma cidade, um perigo real para pedestres e motoristas. No dia 17 de janeiro deste ano, uma idosa de 67 anos morreu e uma pessoa ficou ferida depois que uma árvore caiu sobre um quiosque situado no conjunto Santa Sofia, na região do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina. O acidente ocorreu durante uma tempestade com ventania. 

No mesmo mês, o vento também provocou a queda de uma árvore situada em um terreno na Avenida João XXIII, na zona Leste da cidade. Todo o quarteirão onde houve o acidente ficou sem energia elétrica e parte da avenida foi interditada.

Esses acontecimentos, segundo o assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa, poderiam ser evitados com a implementação de políticas públicas de monitoramento de plantio, poda e remoção de árvores que apresentam risco à população e à mobilidade de uma cidade. 

Censo das

Em entrevista ao programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, Werton falou que é nítida a necessidade de implantar o Censo das Árvores, ferramenta que faz o registro de informações qualitativas e quantitativas sobre as espécies vegetais ocorrentes em uma determinada área. Esse serviço, segundo ele, poderia servir como medida preventiva de desastres envolvendo árvores na zona urbana.

“Teresina é uma cidade que tem poucos ventos, mas, de certa forma, quando temos os períodos dos temporais, a queda de árvores tem sido frequente. Nos tempos preocupantes, temos condições que precisam ser analisadas. A gente precisa fazer o censo das árvores, precisamos identificar que nós temos uma cobertura vegetal idosa e que essas árvores precisam ser substituídas dentro da legislação ambiental”, falou Werton.

Em Teresina, cabe à Prefeitura realizar o trabalho de recomposição arbórea e limpeza do espaço. Conforme o assessor técnico da Sedec, é preciso reforçar esse serviço e identificar as árvores com idade avançada e que já têm risco de queda em casos de ventania atípica, como vem ocorrendo na capital piauiense ao longo dos anos. 

No panorama de prevenção de acidentes, o Werton está ajudando a construir um Atlas de Desastres Socionaturais do Piauí, um sistema de informação que busca facilitar a interpretação e o conhecimento das ameaças e vulnerabilidades ambientais.

“Esse material vai ser interessante porque permite não só o resgate de uma memória, mas vai ajudar no conhecimento dos episódios de ventos intensos. Isso está muito relacionado à questão do calor. O Brasil, de modo geral, tem ficado muito quente e os fenômenos termodinâmicos do ar têm proporcionado episódios de vendaval. Nos últimos cinco anos, parece que isso se avolumou, com ventos acima dos 60 km/h. Isso preocupa porque são fenômenos imprevisíveis olhando do ponto de vista da meteorologia, a gente identifica a condição de chuva mas não identifica a previsão da rajada com precisão. A legislação municipal deveria ser mais atualizada”, contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES