Asteroide de 417 metros passará próximo à Terra nesta segunda-feira (12)

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, esses asteroides classificados como “potencialmente perigosos” possuem a possibilidade, mesmo que remota, de colidir com o planeta terra.

Ilustração de asteroide | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (12), o asteroide 1994 XD fará uma aproximação da Terra. Essa formação rochosa, que completa uma órbita ao redor do sol a cada 3,6 anos, está a uma distância considerada de risco pela Nasa, sendo classificada como "potencialmente perigosa". De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, os asteroides classificados como "potencialmente perigosos" possuem a possibilidade, mesmo que remota, de colidir com o planeta Terra, mesmo que sua probabilidade seja considerada baixa. 

Com base em informações da NASA, o asteroide 1994 XD possui um diâmetro estimado entre 370 e 830 metros. Recebeu o nome do ano em que foi descoberto pelo Observatório Kitt Peak, nos Estados Unidos. Além disso, é classificado como um asteroide binário, ou seja, é composto por dois objetos que orbitam em torno de um centro de massa comum. 

Para fins de comparação, o tamanho do asteroide é equivalente a uma a duas torres do antigo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham uma altura de 415 e 417 metros. Portanto, se o objeto colidisse com o planeta, seu potencial destrutivo seria de proporções inimagináveis e devastadoras. 

Leia Mais

RISCO DE ATINGIR O PLANETA TERRA?

Será que o asteroide representa algum risco real de colidir com a terra podendo arruinar  o "Dia dos Namorados" dos brasileiros? Não há motivos para pânico no momento! 

O portal Virtual Telescope Project, responsável por monitorar ao vivo a passagem do asteroide, afirma que esse visitante espacial não apresenta perigo para os habitantes da Terra. Ele passará a uma distância de 3,1 milhões de quilômetros, o que equivale a oito vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. 

No entanto, quando asteroides são classificados como "potencialmente perigosos", os observatórios os monitoram constantemente devido ao risco de colisões futuras, caso ocorram mudanças gravitacionais que os coloquem em rota de colisão com a Terra. Curiosamente, está prevista uma nova passagem do asteroide 1994 XD próximo à Terra no ano de 2041. 

MUDANÇA DE ROTA PODE SER APLICADA

Em 2022, a NASA conduziu uma colisão planejada da sonda DART com o asteroide Dimorphos, que possui um diâmetro de 160 metros. O objetivo desse impacto era avaliar se seria possível alterar a trajetória do asteroide. Posteriormente, a agência espacial dos Estados Unidos comemorou os resultados, revelando que houve uma alteração de 4% na rota do objeto. Essa descoberta poderia potencialmente representar uma medida de segurança para o futuro, visando proteger o planeta Terra de possíveis impactos. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES