ATI: Site do Governo do Piauí é retirado do ar para prevenir ataque hacker

Em nota, o órgão explicou que o sistema do estado já registrou alguns incidentes e por medida de prevenção, o https://www.pi.gov.br/ foi retirado do ar.

kk | kk
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) informou nesta sexta-feira (10), que retirou o site do Governo do Piauí do ar como medida preventiva após um ataque hacker registrado a nível nacional no aplicativo ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

Em nota, o órgão explicou que o sistema do estado já registrou alguns incidentes e por medida de prevenção, o https://www.pi.gov.br/  foi retirado do ar. A previsão é que os serviços retornem ainda hoje. “Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda de dados”, disse a agência em nota.

ATI: Site do Governo do Piauí é retirado do ar para prevenir ataque hacker (Foto: Divulgação)

O site da Prefeitura de Teresina também está fora do ar nesta sexta, mas segundo a própria assessoria da gestão e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), o endereço eletrônico não foi retirado do ar como o do governo, e sim, devido ao problema com o domínio pi.gov.br,  todos os subdomínios, que entre eles está os sites e sistemas da prefeitura, foram afetados.

“A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura. A ATI do Estado do Piauí nos informou que irá emitir uma nota oficial informando o problema. Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que está acontecendo”, informou o órgão, em nota enviada ao Meionorte.com. 

Queiroga afirma que dados vacinais não serão perdidos após ataque hacker

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira (10) que os dados da população que estavam no ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – não serão perdidos após o ataque hacker.

Segundo o ministro, existe backup das informações.

"É um prejuízo muito grande. São pessoas criminosas, nós esperamos encontrá-las e punir exemplarmente. (...) Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade", afirmou Queiroga, em visita a Belo Horizonte.

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES