Avião com brasileiros vindo de Israel pousa no Recife: 'Coração volta pesado'

Duas passageiras ficaram no Recife, e o restante da tripulação seguiu para o Rio de Janeiro

Avião com brasileiros vindo de Israel pousa no Recife: 'Coração volta pesado' | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil e Artur Ferraz/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste sábado, 21 de outubro, mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Recife com brasileiros que estavam em Israel. Duas passageiras permaneceram na capital pernambucana, enquanto 67 seguiram para o Rio de Janeiro, que era o destino final do voo que partiu de Tel Aviv na sexta-feira, 20 de outubro. 

Esse foi o sétimo avião a retornar ao Brasil e o segundo a passar por Pernambuco desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. A aeronave KC-390 Millenium, do mesmo modelo que chegou à capital pernambucana na semana anterior, pousou na Base Aérea do Recife às 6h42.

Das 69 pessoas resgatadas, duas mulheres desembarcaram em Pernambuco. Uma delas é Márcia Passo, aposentada e residente em Salvador, que esteve em Tel Aviv desde agosto, onde sua filha, dois netos e genro residem. "A gente volta com o coração pesado por deixar entes queridos, mas, ao mesmo tempo, aliviado por estar aqui", declarou Márcia. 

Segundo informações da FAB, o avião partiu de Tel Aviv por volta das 18h da sexta-feira (20). A aeronave fez duas paradas em Lisboa e Cabo Verde durante a viagem. De acordo com Márcia, os últimos dias no Oriente Médio foram muito tensos.

"Depois de toda a confusão no dia 7 de outubro, a gente corria para o abrigo o tempo todo. Manhã, tarde e noite. O quarto das crianças era o quarto 'bunker' e a gente corria... Nós tivemos a sorte de ter um 'bunker' dentro do apartamento. Muita gente não tem", contou a aposentada.

Ela disse ainda que pretendia ficar em Israel até o início do próximo ano, mas decidiu voltar ao Brasil quando iniciou o conflito.

"Ela [a filha] reside lá desde 2006, casou, teve filhos e a vida dela toda é lá. Estava lá visitando e ajudando, porque as crianças em agosto têm férias e o pessoal continua trabalhando. A gente ajuda o máximo que pode, se divide, mas chega uma situação como essa e [ela disse]: 'Não, mãe, você tem que ir'", afirmou.

Israel e o Hamas estão em conflito desde 7 de outubro, quando ocorreu um ataque terrorista no território israelense. O Hamas governa a Faixa de Gaza, na região da Palestina. Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense respondeu com retaliação, incluindo o isolamento da Faixa de Gaza e o lançamento de ataques aéreos no território palestino. De acordo com informações das autoridades palestinas, neste sábado, 21 de outubro, foi autorizada a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

(Com informações do Portal g1/PE - Artur Ferraz)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES